GPS é a sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global. Esse sistema de localização se utiliza de uma rede de 24 satélites artificiais para captar dados e fornecer informações a respeito da posição de qualquer ponto na superfície terrestre por meio da latitude e da longitude, isto é, das coordenadas geográficas. Além disso, o GPS é capaz de oferecer, com precisão, a altitude e o horário. Esse sistema funciona ininterruptamente, e todos os dados são informados ao usuário em tempo real. 2i1xy
Leia também: Sensoriamento remoto — o conjunto de ações voltadas ao levantamento remoto de dados da superfície terrestre
GPS é a sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global.
O GPS é um sistema de navegação que fornece informações precisas e em tempo real sobre a localização de pontos na superfície do terreno.
Quando lançado, em meados do século XX, o GPS tinha uso exclusivamente militar. Foi liberado ao público a partir dos anos 2000.
As coordenadas geográficas (latitude e longitude) e a altitude são as principais, mas não as únicas, informações possíveis de serem coletadas por meio de um aparelho com GPS.
Esse sistema funciona por meio de uma constelação de 24 satélites artificiais ativos que orbitam a Terra, além de estações de controle e de receptores.
Além do GPS, que é um sistema estadunidense, existem outros sistemas de posicionamento, como o Galileo (europeu), o Com (chinês) e o Glonass (russo).
Diversos profissionais se utilizam do GPS nas suas atividades diárias. Além disso, esse sistema é importante para os deslocamentos sobre a superfície e para a defesa territorial.
O GPS está cada vez mais integrado à nossa vida cotiana, especialmente após o advento dos smartphones e de aplicativos de mapas, navegação e compras online.
GPS é uma sigla que significa Global Positioning System (em inglês) ou Sistema de Posicionamento Global (em português). O GPS é um sistema de navegação que fornece, em tempo real e com elevada precisão, as coordenadas geográficas (latitude e longitude) e a altitude de qualquer ponto ou referencial situado na superfície do planeta Terra. Esse sistema é capaz, ainda, de informar o horário exato e a velocidade de deslocamento entre uma localidade e a outra.
O nome GPS é derivado de Navstar GPS (Navigation System with Time and Ranging Global Positioning System), que é o sistema de navegação e posicionamento, que também indica o horário, desenvolvido pelos estadunidenses para fins inicialmente militares.
O GPS funciona por meio de um conjunto (ou constelação) de 24 satélites artificiais ativos que orbitam o planeta Terra, os quais são manejados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). Essa rede de satélites recebe o nome de Navstar, que possui também três satélites de reserva.
Para o fornecimento dos dados que obtemos com os aparelhos GPS é necessário o trabalho de quatro satélites em conjunto com as estações de controle, alocadas na superfície terrestre, e os receptores. São os receptores que interpretam as informações e realizam a conversão em coordenadas geográficas precisas, com valores de latitude e longitude, a altitude e o horário. Esse sistema funciona ininterruptamente, e envia os dados para os usuários em tempo real.
O GPS serve para a localização de pontos na superfície terrestre. O sistema é capaz de fornecer, com precisão, informações referentes à posição de pessoas e de lugares em qualquer área ou região do nosso planeta. Por essa razão, é muito utilizado para a realização de percursos em áreas desconhecidas, ou ainda para auxiliar nos deslocamentos e na navegação. O GPS auxilia, ainda, na determinação da altitude e da hora exata.
O sistema de localização mais utilizado no mundo é o desenvolvido pelos Estados Unidos, e controlado pelo departamento de defesa desse país: o Navstar GPS, um sistema de navegação e posicionamento desenvolvido pelos estadunidenses para fins inicialmente militares. No entanto, outras nações desenvolveram sistemas que apresentam forma semelhante de funcionamento e que possuem os mesmos objetivos do que o GPS, que é a localização precisa no espaço. Podemos falar, então, em três outros tipos de GPS, além do Navstar:
Glonass: sistema de localização russo lançado pela antiga União Soviética em 1982, mas com funcionamento aberto à população global desde 2011.
Com ou Beidou: sistema de localização chinês, lançado globalmente em 2020.
Galileo: sistema de localização europeu cujo funcionamento teve início em 2013.
O GPS se tornou uma ferramenta muito importante para a nossa vida cotidiana, para o trabalho em diferentes setores econômicos e profissionais e, sobretudo, para fins militares. Com a utilização dos aparelhos de GPS é possível conhecer a posição exata de qualquer ponto na superfície terrestre a qualquer hora, tornando esse serviço fundamental para a defesa de territórios, para a gestão dessas áreas e para os deslocamentos sobre ela.
Não somente isso, mas as informações que são transmitidas pelos aparelhos equipados com GPS auxiliam no desenvolvimento de outros produtos cartográficos, como cartas topográficas e mapas temáticos.
e também: Pontos cardeais — pontos de referência estabelecidos para a orientação na superfície terrestre
Com o salto tecnológico observado nas últimas décadas e a integração cada vez maior de serviços em um único aparelho de comunicação, o GPS ou a fazer parte da vida cotidiana das pessoas. Hoje em dia todos os smartphones são equipados com aplicativos que captam as informações desse sistema e nos permitem traçar rotas, calcular o tempo de deslocamento de um ponto A a um ponto B e identificar a localização de um endereço ou de um estabelecimento comercial ou residência qualquer.
A localização por meio do GPS se encontra incorporada, ainda, a outros aplicativos que não necessariamente têm como objetivo a navegação. Referimo-nos, aqui, aos aplicativos de delivery de alimentos e bebidas e de lojas e vários e-commerce. Diante disso, temos que o GPS ou de uma ferramenta de uso exclusivo militar para um sistema de grande utilidade para o público civil.
O primeiro sistema de navegação desse tipo foi lançado no ano de 1960, e à época era chamado de GNSS (Global Navigation Satellite System). O sistema ou por uma série de aprimoramentos técnicos nos anos subsequentes ao seu lançamento, com novos satélites sendo enviados para a órbita para a maior acurácia dos dados levantados a partir deles.
Sistema de navegação desenvolvido pelos estadunidenses por meio do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para uso exclusivamente militar, o Navstar GPS surgiu no início da década de 1970, em um contexto de Guerra Fria entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Melhorias foram implementadas ao GPS até meados da década de 1990, e, no ano 2000, o uso dos aparelhos equipados com o GPS foi aberto para o público em geral, isto é, tanto civis quanto militares. Atualmente, o GPS é um sistema que se encontra cada vez mais presente e integrado à nossa vida cotidiana, sendo muito importante para a localização de pontos na superfície terrestre.
Fontes
ALBUQUERQUE, Paulo César; SANTOS, Cláudia Cristina dos. GPS para iniciantes. Mini Curso - XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento. INPE: São José do Rio Preto, 2003.
BBC. BDS: como é o novo sistema de navegação por satélite chinês que quer concorrer com o americano GPS. BBC News Brasil, 25 jun. 2020. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.atualizarondonia.com/portuguese/internacional-53176664.
EMBRAPA. GPS — Global Positioning System. Portal Embrapa, [2020]. Disponível em: https://www.embrapa.br/satelites-de-monitoramento/missoes/gps.
GOGONI, Ronaldo. Qual a diferença entre GPS, A-GPS e GLONASS? Tecnoblog, 2018. Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/qual-a-diferenca-entre-gps-a-gps-e-glonass/.
MARINO, GPS. Sistema de Posicionamento por Satélites Artificiais. IGA — UFRRJ, c2023. Disponível em: http://www.ufrrj.br/lga/tiagomarino/.
Fonte: Brasil Escola - /geografia/gpssistema-posicionamento-global.htm