O coração dos vertebrados apresenta várias diferenças anatômicas de um grupo para outro, principalmente em relação ao número de átrios e ventrículos.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
O coração é um órgão muscular pertencente ao sistema cardiovascular. Apresenta como função o bombeamento de sangue por todo o corpo, sendo responsável, portanto, por garantir o transporte de nutrientes e gases. Todos os animais vertebrados possuem esse órgão, mas é possível observar diferenças anatômicas entre os grupos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que a pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas. Esse sangue, que se tornou rico em oxigênio após as trocas gasosas, é levado para todo o corpo, retornando posteriormente rico em gás carbônico para o coração. A circulação dos peixes é, portanto, simples, pois a apenas uma vez por esse órgão para completar o circuito.
Coração dos anfíbios
O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo. É importante salientar que, nos anfíbios, em virtude da respiração cutânea, o sangue que realizou trocas gasosas na pele e está rico em oxigênio junta-se ao sangue rico em gás carbônico no átrio direito. Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue a duas vezes pelo coração para completar um circuito.
Observe as diferenças anatômicas dos corações dos diferentes grupos de vertebrados
Coração dos répteis
O coração dos répteis apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos. Nesse último grupo, observa-se ainda uma divisão incompleta do ventrículo; nos crocodilianos, todas as câmaras estão completamente divididas.
O sangue que chega ao lado esquerdo do coração é rico em oxigênio e é proveniente do pulmão, e o sangue que chega pelo átrio direito é rico em gás carbônico e é proveniente do corpo. Nos não crocodilianos, ocorre o encontro desses tipos de sangue no ventrículo. Nos crocodilianos, apesar de o coração apresentar quatro câmeras, há o encontro de sangue em uma região chamada de forame de Panizza, que conecta o arco aórtico sistêmico direito e esquerdo. Em répteis, a circulação é dupla.
Coração das aves e dos mamíferos
As aves e os mamíferos possuem um coração bastante semelhante. Nesses grupos, é possível observar a presença de um coração com quatro cavidades. Do lado esquerdo, há sangue rico em oxigênio e, do lado direito, há sangue rico em gás carbônico. Nesses grupos, a circulação também é dupla.
O coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"Coração dos vertebrados"; Brasil Escola.
Disponível em: /animais/coracao-dos-vertebrados.htm. o em 26 de
maio
de 2025.
Copiar
Lista de exercícios
Exercício 1
Dos grupos descritos a seguir, qual apresenta coração formado por apenas um átrio e um ventrículo?
Dizemos que uma circulação é dupla quando o sangue a duas vezes pelo coração para completar um circuito e que é simples quando o sangue a apenas uma vez pelo órgão. Qual grupo de vertebrados apresenta circulação simples?