Coração dos vertebrados 5mp65

O coração dos vertebrados apresenta várias diferenças anatômicas de um grupo para outro, principalmente em relação ao número de átrios e ventrículos. 5r4w19

O coração é um órgão muscular pertencente ao sistema cardiovascular. Apresenta como função o bombeamento de sangue por todo o corpo, sendo responsável, portanto, por garantir o transporte de nutrientes e gases. Todos os animais vertebrados possuem esse órgão, mas é possível observar diferenças anatômicas entre os grupos. 3b95f

Coração dos peixes 2w1q1d

Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que a pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas. Esse sangue, que se tornou rico em oxigênio após as trocas gasosas, é levado para todo o corpo, retornando posteriormente rico em gás carbônico para o coração. A circulação dos peixes é, portanto, simples, pois a apenas uma vez por esse órgão para completar o circuito.

Coração dos anfíbios 2m3y2g

O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo. É importante salientar que, nos anfíbios, em virtude da respiração cutânea, o sangue que realizou trocas gasosas na pele e está rico em oxigênio junta-se ao sangue rico em gás carbônico no átrio direito. Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue a duas vezes pelo coração para completar um circuito.

Observe as diferenças anatômicas dos corações dos diferentes grupos de vertebrados
Observe as diferenças anatômicas dos corações dos diferentes grupos de vertebrados

Coração dos répteis b15j

O coração dos répteis apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos. Nesse último grupo, observa-se ainda uma divisão incompleta do ventrículo; nos crocodilianos, todas as câmaras estão completamente divididas.

O sangue que chega ao lado esquerdo do coração é rico em oxigênio e é proveniente do pulmão, e o sangue que chega pelo átrio direito é rico em gás carbônico e é proveniente do corpo. Nos não crocodilianos, ocorre o encontro desses tipos de sangue no ventrículo. Nos crocodilianos, apesar de o coração apresentar quatro câmeras, há o encontro de sangue em uma região chamada de forame de Panizza, que conecta o arco aórtico sistêmico direito e esquerdo. Em répteis, a circulação é dupla.

Coração das aves e dos mamíferos 55636m

As aves e os mamíferos possuem um coração bastante semelhante. Nesses grupos, é possível observar a presença de um coração com quatro cavidades. Do lado esquerdo, há sangue rico em oxigênio e, do lado direito, há sangue rico em gás carbônico. Nesses grupos, a circulação também é dupla.


Fonte: Brasil Escola - /animais/coracao-dos-vertebrados.htm