Óxidos e Chuva Ácida

A relação entre os óxidos e a chuva ácida está no fato de que os óxidos ácidos lançados na atmosfera reagem com a água, produzindo ácidos, diminuindo o pH da chuva.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Os óxidos  são uma função inorgânica cujos compostos são binários, isto é, possuem apenas dois elementos constituintes, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio. Os óxidos ácidos são aqueles óxidos que quando reagem com a água produzem um ácido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A emissão de óxidos ácidos para a atmosfera vem crescendo cada vez mais nas últimas décadas. Eles podem ser emitidos através de fontes naturais, tais como a respiração vegetal e animal, erupções vulcânicas e decomposição de restos vegetais e animais. No entanto, o fator agravante é que alguns óxidos ácidos são liberados também na combustão de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel etc.).

Quando esses óxidos se encontram na atmosfera, eles reagem com a água da chuva e a tornam ácida. O pH normal da água é de 7,0 (neutra). Valores menores que este indicam soluções ácidas.

É bem verdade que toda chuva carrega consigo impurezas presentes na atmosfera, não sendo totalmente pura. Além disso, é normal certa quantidade desses óxidos estar na atmosfera. Porém, com o aumento cada vez maior do uso dos combustíveis fósseis, as concentrações dessas substâncias têm se tornado alarmantes.

O gás carbônico (dióxido de carbono – CO2) é um exemplo de óxido ácido que reage com a água da chuva, conforme a reação abaixo, e forma o ácido carbônico:

1 CO2(g) + 1 H2O(l)→ 1 H2CO3(aq)

Esse ácido é fraco e, por isso, esse tipo de chuva não é considerado nocivo.

Poluição e liberação de gás carbônico para a atmosfera

Algo semelhante ocorre com os óxidos de nitrogênio (NOx), entre os quais o principal é o dióxido de nitrogênio (NO2). Ele reage com a água formando o ácido nitroso (HNO2) e o ácido nítrico (HNO3):

2 NO2(g) + 1 H2O(l)→ 1 HNO2(aq) + 1 HNO3(aq)

Apesar desse tipo de chuva ácida não ser considerado nocivo, em longo prazo, pode causar certo impacto ambiental.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Chuva Ácida

Mapa Mental: Chuva Ácida

*Baixe o mapa mental sobre chuva ácida!

Porém, os óxidos ácidos mais perigosos, por formarem uma chuva ácida mais forte, são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Esses compostos reagem com a água e formam o ácido sulfúrico (H2SO4).

1 S(s) +  1 O2(g) → 1 SO2(g)
1 SO2(g) + 1 H2O(l)→ 1 H
2SO3(aq) (Ácido sulfuroso)

1 SO2(g)+  ½ O2(g) → 1 SO3(g)
1 SO3(g) + 1 H2O(l)→ 1 H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)

O ácido sulfúrico é o principal vilão da chuva ácida, pois ele é um ácido muito forte.

Tecnicamente, são chamadas de chuvas ácidas as que possuem pH menor que 5,6.

Esquema de causas da chuva ácida

A chuva ácida degrada monumentos artísticos, estátuas, construções, estruturas metálicas de casas, edifícios e pontes, destrói plantações e árvores, envenena solos, rios e águas subterrâneas, causando morte em muitos animais.

Efeitos da chuva ácida sobre árvores e construções


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A chuva ácida é consequência da poluição com óxidos ácidos
A chuva ácida é consequência da poluição com óxidos ácidos
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Óxidos e Chuva Ácida"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/Oxidos-chuva-Acida.htm. o em 28 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Classificação dos óxidos

Conheça os tipos de óxidos existentes.

Nomenclatura dos óxidos

Você sabe realizar a nomenclatura dos óxidos formados por metais e por ametais? Aprenda como e tire todas as suas dúvidas aqui!

Propriedades dos óxidos

Compostos binários, peróxidos são usados como clarificadores, alvejantes de tecidos, poupa de celulose, preparação de argamassas, cal viva, gelo seco, peróxido de hidrogênio, água oxigenada.

Química da chuva ácida

Ácidos componentes deste problema ambiental.

Óxidos anfóteros

Entenda quais compostos fazem parte da classe dos óxidos anfóteros, que, por sua vez, agem como ácidos ou como bases, dependendo da substância com a qual estão reagindo.

Óxidos básicos

Entenda o que são óxidos básicos, suas propriedades, aplicações e exemplos principais, como o óxido de potássio, de cálcio e de sódio, além do óxido nitroso.

Óxidos duplos ou mistos

Saiba quais compostos fazem parte da classe dos óxidos duplos ou mistos, e quais as suas principais aplicações e nomenclaturas.

Óxidos e Meio Ambiente

Óxidos e Meio Ambiente, gás carbônico, combustíveis derivados do petróleo, gás natural, fotossíntese que as plantas realizam, vegetação das florestas, algas marinhas, queimadas, efeito Estufa, aquecimento do planeta, radiações infravermelhas, clorofluorca

Óxidos ácidos

Aprenda mais sobre os óxidos ácidos, suas propriedades, aplicações e exemplos de óxidos que contribuem para a chuva ácida: dióxido de carbono, dióxido de enxofre, etc.