O que é eletrólise?

O que é eletrólise? É uma forma de produção de substâncias químicas a partir da reação de oxidação e redução provocadas por uma descarga elétrica.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Eletrólise é um processo físico-químico que utiliza a energia elétrica de uma fonte qualquer (como pilha ou bateria) para forçar a ocorrência de uma reação química de produção de substâncias simples ou compostas que não podem ser encontradas na natureza ou que não são encontradas em grande quantidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Representação da montagem de um sistema de eletrólise qualquer
Representação da montagem de um sistema de eletrólise qualquer

Durante a eletrólise, um cátion sofre redução no cátodo, e um ânion sofre oxidação no ânodo. Isso acontece por meio da descarga elétrica fornecida por uma fonte externa. Assim, temos na eletrólise uma reação de oxidação e redução não espontâneas.

Entenda agora as duas formas de ocorrência da eletrólise:

Tópicos deste artigo

Eletrólise ígnea

Nesse tipo de eletrólise, utilizamos uma substância iônica no estado líquido em uma cuba eletrolítica. Quando a substância iônica (XY) é submetida à fusão, ela sofre o processo de dissociação, como representado abaixo:

Em seguida, quando a fonte de energia elétrica é ligada, o cátion (X+) desloca-se em direção ao cátodo, e os ânions (Y-) deslocam-se em direção ao ânodo. Com isso:

No cátodo: os cátions recebem elétrons (sofrem redução) e transformam-se em uma substância estável (X), processo representado pela equação a seguir:

No ânodo: os ânion perdem elétrons (sofrem oxidação) e transformam-se em uma substância estável (X), processo representado pela equação a seguir:

a) Exemplo de eletrólise ígnea

Como exemplo, acompanhe agora a eletrólise ígnea do cloreto de sódio (NaCl). Quando o cloreto de sódio (NaCl) é submetido à fusão, ele sofre o processo de dissociação, como representado abaixo:

Em seguida, quando a fonte de energia elétrica é ligada, o cátion (Na+) desloca-se em direção ao cátodo, e os ânions (Cl-) deslocam-se em direção ao ânodo. Com isso:

No cátodo: os cátions Na+ recebem elétrons (sofrem redução) e transformam-se em uma substância estável (Na, que é um metal sólido), processo representado pela equação abaixo:

No ânodo: os ânions Cl- perdem elétrons (sofrem oxidação) e transformam-se em uma substância estável (Cl2, que é gasoso), processo representado pela equação abaixo:

Esquema demonstrando a eletrólise ígnea do NaCl
Esquema demonstrando a eletrólise ígnea do NaCl

Assim, na eletrólise ígnea do cloreto de sódio, temos a formação de sódio metálico (Na) e gás cloro (Cl2).

Eletrólise aquosa

Nesse tipo de eletrólise, utilizamos uma substância iônica dissolvida na água, dentro da cuba eletrolítica. Assim, antes de realizar a eletrólise, primeiramente misturamos a substância (geralmente um sal inorgânico) na água para provocar sua dissociação (liberação de um cátion e um ânion), como representado abaixo:

O diferencial em relação à eletrólise ígnea é que, além dos íons provenientes da dissociação, temos também os íons provenientes da autoionização da água. Em sua autoionização, a água produz um cátion hidrônio (H+) e um ânion hidróxido (OH-), como na equação abaixo:

Com isso, no interior da cuba eletrolítica, temos a presença de dois cátions (um proveniente da substância iônica e outro proveniente da água) e dois ânions (um proveniente da substância iônica e outro proveniente da água).

Para saber qual cátion se deslocará para o cátodo e qual ânion se deslocará para o ânodo, é necessário conhecer a ordem de descarga de cátions e ânions.

  • Para cátions:

Au>Pt>Hg>Ag>Cu>Ni>Cd>Pb>Fe>Zn>Mn>hidrônio>família IIIA> família IIA > família IA

  • Para ânions

Ânions não oxigenados e o HSO4 > hidróxido > ânions oxigenados e F

Em seguida, quando a fonte de energia elétrica é ligada, um cátion (X+) desloca-se em direção ao cátodo, e um dos ânions (Y-) desloca-se em direção ao ânodo.

No cátodo: os cátions recebem elétrons (sofrem redução) e transformam-se em uma substância estável (X), processo representado pela equação abaixo:

No ânodo: os ânions perdem elétrons (sofrem oxidação) e transformam-se em uma substância estável (Y), processo representado pela equação abaixo:

a) Exemplo de eletrólise aquosa

Como exemplo, utilizaremos a eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl). Quando o cloreto de sódio (NaCl) é dissolvido na água, ele sofre o processo de dissociação, como representado abaixo:

Além da dissociação do NaCl, temos a autoionização da água:

Temos, então, os cátions H+ e Na+ e os ânions OH- e Cl-. Em seguida, quando a fonte de energia elétrica é ligada, temos o seguinte:

No cátodo: os cátions H+ recebem elétrons (sofrem redução) e transformam-se em uma substância estável (H2, que é um gás). Isso ocorre porque o hidrônio tem prioridade de descarga em relação aos elementos da família IA (no caso, o Na). O processo é representado pela equação abaixo:

No ânodo: os ânions Cl- perdem elétrons (sofrem oxidação) e transformam-se em uma substância estável (Cl2, que é gasoso). Isso ocorre porque o Cl- é um ânion não oxigenado e tem prioridade de descarga em relação ao hidróxido, processo representado pela equação abaixo:

Esquema demonstrando a eletrólise aquosa do NaCl
Esquema demonstrando a eletrólise aquosa do NaCl

Assim, na eletrólise aquosa do cloreto de sódio, temos a formação de gás hidrogênio (H2) e gás cloro (Cl2).


Por Me. Diogo Lopes Dias

Produção dos gases hidrogênio e oxigênio a partir da eletrolise da água
Produção dos gases hidrogênio e oxigênio a partir da eletrolise da água
Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "O que é eletrólise?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/quimica/o-que-e-eletrolise.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Artigos Relacionados


O que é eletrólise ígnea?

O que é eletrólise ígnea? Nesse fenômeno químico, um composto iônico dá origem a substâncias quando uma corrente elétrica atravessa uma cuba eletrolítica.

Eletrólise da água

A eletrólise da água consiste na decomposição dessa substância por meio de corrente elétrica e do acréscimo de um elétrolito.

Eletrólise Ígnea

A eletrólise ígnea é um processo não espontâneo de decomposição de uma substância iônica fundida por meio de agem de corrente elétrica.

Pilhas e baterias de lítio

As pilhas ou baterias de lítio principais são as de lítio-iodo, usadas em marca-os, e as de íons lítio, utilizadas em telefones celulares.

História das pilhas

A história das pilhas começou em uma situação acidental, envolvendo Luigi Galvani, porém quem explicou corretamente a origem do fato foi o físico Alessandro Volta.

Eletrólise com Eletrodos Ativos

A eletrólise com eletrodos ativos é aquela em que os eletrodos participam ativamente da reação de oxidação e de redução. Ela é usada principalmente na purificação do cobre, em que ele próprio constitui os eletrodos ativos, e também na galvanoplastia, que é um processo de revestimento para proteção d

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas são as mais populares e as mais apropriadas para equipamentos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

Qual a diferença entre pilhas e baterias?

Baterias de níquel-cádmio

Aplicação da Eletrólise

Função da eletrólise

Na função da eletrólise, processo não espontâneo provocado por corrente elétrica, ocorre a redução e a oxidação de íons.