O que é parábola?

Para entender o que é parábola, deve-se saber que essa figura geométrica plana é o conjunto de pontos cuja distância até a reta r é a mesma até um ponto F.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Considerando-se um ponto F e uma reta r no plano, o conjunto que contém todos os pontos cuja distância até F é igual à distância até r é chamado parábola. O ponto F é o foco da parábola e jamais poderá ser um dos pontos da reta r. Caso contrário, a distância entre F e r sempre será igual a zero.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir, um exemplo de parábola com a demonstração de seu ponto F e a reta r.

No ensino fundamental, as parábolas são usadas apenas para representar geometricamente funções do segundo grau. No ensino médio, elas também são resultado de estudos das cônicas, em Geometria Analítica.

Elementos de uma parábola

São cinco os principais elementos da parábola. Eles são figuras geométricas que recebem nomes especiais devido à sua função e à sua importância na definição das parábolas. São eles:

a) Foco

É o ponto F usado para a definição da parábola.

b) Diretriz

É a reta r, também usada na definição da parábola. Lembre-se de que a distância entre um ponto qualquer da parábola e a reta r tem a mesma distância que esse mesmo ponto e o seu foco.

c) Parâmetro

O parâmetro de uma parábola é a distância entre o seu foco e sua diretriz. Essa distância é o comprimento do segmento de reta que liga o foco e a diretriz, formando com ela um ângulo reto. Para encontrar esse valor, pode-se usar a distância entre ponto e reta.

d) Vértice é o ponto da parábola que fica mais próximo de sua diretriz. Uma das propriedades desse ponto é que a sua distância até o foco da parábola é igual à metade do parâmetro. Também podemos dizer que a distância entre esse ponto e a diretriz da parábola é igual à metade do parâmetro.

Seja a medida do parâmetro de uma parábola representada pela letra p, a medida do segmento VF será dada por:

VF = P
         2

e) Eixo de simetria

O eixo de simetria de uma parábola é uma reta perpendicular à diretriz que a pelo seu vértice. Consequentemente, essa reta também a pelo foco da parábola e contém o segmento chamado parâmetro.

A imagem a seguir mostra cada um dos elementos de uma parábola:

Equações reduzidas da parábola

Existem duas equações reduzidas da parábola:

y2 = 2px

e

x2 = 2py

Essas equações são obtidas colocando o vértice de uma parábola na origem de um plano cartesiano. Primeiramente, suponha que a diretriz dessa parábola é paralela ao eixo y do plano, como mostra imagem a seguir.

Escolhendo um ponto P(x, y) qualquer na parábola, teremos as seguintes hipóteses:

1 – Coordenadas de F: como o segmento VF = p/2, então as coordenadas de F são (p/2, 0). Para perceber isso, note que o eixo x, nessa construção, é o eixo de simetria da parábola.

2 – Coordenadas de A: o ponto A pertence à diretriz, e a distância de P até A é igual à distância de P até F. Assim, mudando a posição do ponto P, sempre teremos essa característica. As coordenadas de A são: (– p/2, y).

Isso acontece porque A sempre estará à mesma altura de P, e sua distância até o eixo y é a mesma que a distância de V até F, com sinal invertido.

3 – A distância de P até A é igual à distância de P até F, pois essa é a definição da parábola.

Diante dessas hipóteses, podemos calcular a seguinte equação, substituindo nela as coordenadas de cada um dos pontos P, A e F:

A segunda equação da parábola tem seus cálculos e construções feitos de maneira análoga a esses, entretanto, apresenta a diretriz paralela ao eixo x.

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Exemplo artístico de parábola no plano cartesiano
Exemplo artístico de parábola no plano cartesiano
Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é parábola?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/matematica/o-que-e-parabola.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


O que são cônicas?

Para entender o que são cônicas, devemos compreender que essas figuras geométricas planas são obtidas pela intersecção de um cone de revolução com um plano.

O que são diagonais dos polígonos?

O que são diagonais dos polígonos? São segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.

O que são números complexos?

O que são números complexos? Trata-se de um novo conjunto numérico que excede o conjunto dos números reais.

O que são pontos de máximo e de mínimo?

O que são pontos de máximo e de mínimo? Dependendo do coeficiente de uma função do segundo grau, eles correspondem, respectivamente, a seus pontos mais alto e mais baixo.

O que é elipse? Uma figura geométrica?

O que é elipse? Essa figura geométrica plana de formato arredondado é obtida na intersecção de um plano e um cone.

O que é equação?

O que é equação? Trata-se de uma expressão algébrica munida de uma igualdade: relação que permite encontrar os resultados da equação.

O que é função do segundo grau?

O que é função do segundo grau? Essa regra matemática possui uma forma algébrica que pode ser escrita como f(x) = ax2 + bx + c.

O que é plano cartesiano?

O plano cartesiano é composto por infinitos pontos. As coordenadas de cada ponto são representadas por um par ordenado.

O que é plano?

O que é plano? Trata-se de uma noção geométrica para a qual não existe definição, apenas a ideia de uma superfície que não descreve curva alguma.

O que é prisma?

O que é prisma? Trata-se de um sólido geométrico formado por segmentos de reta paralelos cujas extremidades são polígonos também paralelos.

Plano

Planos são objetos matemáticos que não possuem definição, mas que conhecemos as características, propriedades e uso indispensável na Geometria.

Número de Diagonais de um Polígono Convexo

Prisma

O prisma é um sólido geométrico que possui duas bases formadas por polígonos iguais e faces laterais formadas por paralelogramos. Esse sólido está bastante presente no dia a dia.

Plano Cartesiano

O plano cartesiano é aquele formado por duas retas numéricas que se encontram na origem e sobre ele é possível marcar a localização de qualquer ponto.

Função de 2º Grau

Números Complexos

Exercícios sobre Máximo e Mínimo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Máximo e Mínimo e veja a resolução comentada.

Exercícios sobre Prisma

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Prismae veja a resolução comentada.

Exercícios sobre Número de Diagonais de um Polígono Convexo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Número de Diagonais de um Polígono Convexo e veja a resolução comentada.