Sebastião Salgado morre aos 81 anos: documentário sobre vida do fotógrafo foi indicado ao Oscar
Sebastião Salgado morre aos 81 anos: documentário sobre vida do fotógrafo foi indicado ao Oscar
Considerado por muitos como um dos maiores fotógrafos do Brasil e mundo, Sebastião Salgado registrou o trabalho de garimpeiros em Serra Pelada
Em 23/05/2025 14h03
, atualizado em 23/05/2025 15h09
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
O fotógrafo Sebastião Salgado, referência da fotografia brasileira, morreu nesta sexta-feira (23) aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, Organização Não Governamental (ONG) em prol do meio ambiente fundada por Salgado e Lélia Wanick.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ao longo de décadas de carreira no fotojornalismo, o mineiro, natural de Aimorés (MG), acumulou trabalhos, projetos e exposições fotográficas que chamaram a atenção do mundo.
"Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora."
Nota do falecimento de Sebastião Salgado - Instituto Terra
"Gold - Mina de Ouro Serra Pelada" é uma exposição de autoria de Salgado que conta com 56 fotografias registradas pelo profissional. As fotos chamam atenção para a realidade que viviam milhares de garimpeiros em Serra Pelada, no Sul do Pará, nos anos 80. O local ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Sebastião Salgado viajou pelo mundo e retratou diferentes situações nas mais diversas culturas e localidades. Fome, êxodos, exploração de trabalho e guerras foram temas abordados em seus trabalhos na fotografia.
Sebastião Salgado é considerado um dos maiores fotógrafos do Brasil.
Crédito: Reprodução / Instagram | @institutoterraoficial.
Documentário sobre vida de Sebastião Salgado indicado ao Oscar
Em 2015, o documentário "O sal da terra", que retrata os trabalhos de Sebastião Salgado que fotografou diferentes lugares do mundo, foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário. O filme mostra como o fotógrafo registrou pelas lentes a relação das pessoas com os ambientes que vivem.
A obra retrata a vida de Salgado, que apresentou um olhar fotográfico direcionada à humanidade, à condição humana e ao mundo que habitamos.
Sebastião Salgado em exposição "Amazônia" na Fabbrica del Vapore, em Milão, na Itália. [2]
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sebastião Salgado e Serra Pelada
Sebastião Salgado realizou um trabalho fotográfico na década de 1980 em Serra Pelada, considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo
A região chegou a atrair mais de 100 mil trabalhadores ao longo de 12 anos de atividade. A exploração aconteceu após descoberta de ouro na Fazenda Três Barras, localizada no estado do Pará, na região amazônica.
O processo exploratório chamou a atenção para as condições precárias em que as pessoas que trabalhavam no garimpo conviviam, conforme pontua a professora de Geografia Paloma Guitarrara.