Papa Francisco faleceu ontem, dia 21 de abril, às 7h35 do horário local do Vaticano. Ele foi a primeira pessoa nascida na América do Sul e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Assim como seu papado, seu funeral também trará novidades que irão se misturar com tradições milenares. As diferenças do funeral do Papa Francisco são decorrentes de regras aprovadas por ele mesmo e têm o intuito de trazer mais simplicidade para os rituais fúnebres da Santa Sé.
Entre 15 e 20 dias após a morte do Papa, será iniciado o conclave para escolher o novo Papa. O conclave é uma reunião de cardeais que votam secretamente em seus candidatos para Papa, teoricamente qualquer batizado católico pode ser escolhido, entretanto, há séculos, são cardeais que ocupam o cargo.
Veja também: Dia do Papa
Processos do funeral
Ainda ontem, às 20h no fuso horário do Vaticano, foi realizado o rito de constatação de morte e a deposição do corpo no caixão. Além disso, foi feita a leitura do atestado de óbito, todos os processos aram pela validação do carmelengo, o Cardeal Farrel.
Hoje, foi realizada a Primeira Congregação Geral e escolhidas as datas da transladação e das exéquias. Também, os cardeais juraram fidelidade as normas da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis que são relativas à vacância da Santa Sé e à eleição do próximo Santo Padre.
As exéquias serão realizadas no sábado, dia 26 de abril. Exéquias são, por definição, o funeral do Papa. A transladação do corpo será feita amanhã, dia 23 de abril, da Capela da Casa de Santa Marta para a Basílica de São Pedro.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Testamento do Papa Francisco
O testamento do Papa foi lido oficialmente ontem, dia 21 de abril. Confira o documento traduzido do espanhol:
"Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que o fim de minha vida terrena está se aproximando e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas no que diz respeito ao local de meu sepultamento.
Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Portanto, peço que meus restos mortais sejam depositados, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que minha última viagem terrena termine precisamente nesse antiquíssimo santuário mariano, ao qual eu costumava ir para rezar no início e no fim de cada viagem apostólica, para confiar minhas intenções com confiança à Mãe Imaculada e para agradecer-lhe por seu cuidado dócil e maternal.
Peço que meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da citada Basílica Papal, como indicado no anexo.
O túmulo deve ser no chão, simples, sem decorações especiais e com a única inscrição: Franciscus.
As despesas para a preparação do meu túmulo serão cobertas pela doação do benfeitor que escolhi, que será transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, e para a qual dei as devidas instruções a Monsenhor Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo da Libéria.
Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a orar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022"
Leia a biografia do Papa Francisco.
Funeral do Papa
Dentre as mudanças aprovadas por Francisco para simplificar os funerais papais, estão a simplificação dos títulos pontifícios, a eliminação de elementos rituais de coordenação complexa, além da maior precisão e clareza na sequência ritual a partir da definição de competências dos envolvidos.
As três estações clássicas dos funerais papais foram mantidas, primeiro na casa do papa falecido, depois na Basílica Vaticana e, por fim, a ida ao local da sepultura. Veja mais sobre cada uma das estações:
Primeira estação
Algumas novidades relacionadas a primeira estação são a confirmação do óbito na capela privada e não no quarto. A utilização de apenas um caixão, feito de madeira e zinco (antes, os papas avam por três caixões) e a eliminação das primeira transladação do corpo para o Palácio Apostólico.
Segunda estação
A segunda estação que ocorre na Basílica Vaticana é quando o corpo do Papa Francisco ficará exposto diretamente no caixão. Até o caixão ser fechado e realizada a Missa Exequial.
Terceira estação
A utilização de apenas um caixão simplificou bastante esta etapa. Geralmente, os papas são enterrados nas Grutas do Vaticano, entretanto, em seu testamento, o Papa Francisco solicitou que fosse enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Por Tiago Vechi
Jornalista