Fruta é um termo popular usado geralmente para identificar um fruto comestível e de sabor adocicado. Esse termo, que não possui valor botânico, é utilizado também para identificar estruturas que não são consideradas frutos verdadeiros, como é o caso do morango, mas que apresentam características de fruta. As frutas são utilizadas pelo homem de diferentes maneiras, podendo ser consumidas, por exemplo, in natura, secas e na forma de sucos, geleias e doces. 3r5859
No nosso planeta existem milhares de plantas capazes de produzir frutos. Alguns possuem sabor adocicado e podem ser consumidos pelos seres humanos, sendo chamados genericamente de frutas. Veja a seguir uma lista com nomes de 100 frutas:
Abiu
Ackee
Açaí
Amêndoa
Araçá
Araticum
Babaco
Babaçu
Bacaba
Bacupari
Bacuri
Biribá
Buriti
Cacau
Cagaita
Cajuzinho
Cambuci
Camu-camu
Cherimoia
Cidra
Damasco
Durian
Gravata
Groselha
Grumixama
Mangostim
Marmelo
Mexerica
Mirtilo
Murici
Nectarina
Physalis
Pitaya
Pitomba
Pomelo
Pupunha
Rambutão
Sapucaia
Seriguela
Tâmara
Toranja
Tucumã
Umbu
Uvaia
Fruta e fruto são dois termos distintos que não devem ser usados como sinônimos. Fruta é um termo popular que se refere a alguns tipos de fruto e a frutos órios¹ que são comestíveis e possuem sabor adocicado. Já o termo fruto é um termo utilizado na Botânica em referência a estruturas que muitas vezes não são comestíveis e nem mesmo possuem sabor doce. Portanto, nem todo fruto pode ser considerado uma fruta.
¹Frutos órios: apresentam uma porção carnosa desenvolvida (grande parte ou totalmente) a partir de tecidos que não correspondem ao ovário. |
O termo fruto é utilizado em referência a uma estrutura presente unicamente nas angiospermas que corresponde a um ou vários ovários desenvolvidos. Esse ovário começa a se desenvolver, geralmente, após o processo de fecundação, que origina a semente e causa uma série de mudanças no ovário, gerando o fruto. A função dos frutos é garantir a proteção da semente e ajudar na dispersão dela. Vale salientar que alguns frutos surgem sem que haja fecundação, sendo chamados, nesse caso, de frutos partenocárpicos.
Leia também: Etileno e frutas maduras: qual a relação?
Os frutos podem ser classificados de diversas maneiras, e uma delas divide-os em frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são aqueles que apresentam o pericarpo (parte originada a partir da parede do ovário) suculento. São exemplos de frutos carnosos a melancia, a laranja e o pêssego. Os frutos secos, por sua vez, são aqueles que possuem pericarpo com pouca quantidade de água, não sendo, portanto, suculentos, como o fruto do feijão, do jequitibá e da papoula.
As frutas apresentam uma grande quantidade de componentes que beneficiam diretamente a saúde, como vitaminas, minerais e alguns compostos bioativos (flavonoides e carotenoides, por exemplo). Os flavonoides apresentam função antioxidante, anticancerígena e antimutagênica. Os carotenoides, por sua vez, estão relacionados com o aumento da resposta do nosso sistema imunológico e prevenção contra doenças cardiovasculares, catarata e câncer.
Em virtude da grande quantidade de benefícios atribuídos às frutas, recomenda-se que uma pessoa faça a ingestão de 5 a 9 porções de vegetais e frutas por dia. Um baixo consumo de frutas está relacionado com o aumento do risco de desenvolver problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
As frutas tropicais são aquelas provenientes de plantas que apresentam uma melhor produção em locais de temperatura elevada. Nesse grupo, temos plantas que não am temperaturas muito baixas. Podemos citar como exemplos de frutas tropicais a goiaba, o maracujá, a banana, a manga e o mamão papaia.
As frutas vermelhas são frutos de coloração avermelhada que se destacam por possuírem uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem o corpo contra os danos dos radicais livres. A cor das frutas vermelhas está ligada à presença de um pigmento flavonoide chamado de antocianina, que é responsável pela coloração avermelhada ou mesmo azulada desses frutos. Como exemplos de frutas vermelhas, temos o morango, a framboesa, o mirtilo e a amora.
Fonte: Brasil Escola - /frutas