Agentes exógenos do relevo 5m3e2s

Os agentes exógenos do relevo realizam o desgaste e desagregação do solo e das rochas e também promovem a formação de novas paisagens superficiais. 3z4o6v

Os agentes exógenos do relevo – também chamados de agentes externos ou até de agentes intempéricos e erosivos – são os elementos da natureza que atuam na transformação do modelado superficial da Terra. Eles manifestam-se tanto no desgaste do relevo existente na superfície quanto no transporte do material sedimentar para outras áreas, permitindo a formação de novas paisagens. cl29

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

O intemperismo, também chamado de meteorização, consiste no desgaste que resulta na degradação física ou na decomposição químico-biológica das rochas. A erosão, por sua vez, nada mais é do que o resultado do processo de intemperismo, além de também abranger o transporte do material sedimentar gerado e a sua deposição em outras áreas.

As águas promovem o intemperismo e a erosão de várias maneiras possíveis. Um exemplo é a água da chuva, que desgasta lentamente o volume externo do relevo e transporta os sedimentos (partículas de rochas) para outras áreas. As águas dos rios também modificam as paisagens, e o mesmo processo ocorre com a água do mar e o relevo litorâneo.

Os ventos atuam, principalmente, no intemperismo físico das formas externas, principalmente daquelas formações rochosas mais agudas. Lentamente, com o ar dos milênios, a força dos ventos vai “quebrando” gradualmente as feições externas, levando os sedimentos para outras áreas. Em algumas localidades, a presença dos ventos está ligada à constituição de bancos de areia e também de dunas em ambientes desérticos.

O clima causa, principalmente, o intemperismo químico, além da quebra das rochas por meio da alteração de temperaturas e modificação da dilatação das diferentes partes de uma mesma estrutura do relevo.

Além dos elementos naturais que constituem os processos de transformação do relevo causados pelos agentes exógenos de transformação, é importante lembrar que a ação humana pode interferir e, principalmente, acelerar tais processos, sobretudo a erosão. Ao remover a vegetação ou intervir diretamente na composição das paisagens, o ser humano pode gerar duros impactos sobre a ordem natural de comportamento do relevo terrestre.


Por Me. Rodolfo Alves Pena


Fonte: Brasil Escola - /geografia/agentes-exogenos-relevo.htm