O calorímetro é um equipamento laboratórial que consegue medir o calor de uma substância colocada em seu interior com base na variação da temperatura inicial e final da água ao queimar a substância por meio de uma descarga elétrica. 373s68
Leia também: Barômetro de Torricelli — um aparelho utilizado para medir a pressão atmosférica
O calorímetro é um aparelho que mede a energia térmica entre corpos que possuem diferentes temperaturas.
O primeiro calorímetro era um calorímetro de gelo e foi criado por Lavosier e Laplace.
O calorímetro possui as funções de medir o calor, isolar termicamente e conservar as substâncias.
Alguns tipos de calorímetros são: o calorímetro isotérmico, calorímetro isoperibol e o calorímetro de varredura exploratória.
Enquanto o calorímetro mensura o calor, o termômetro mensura a temperatura.
O calorímetro é um aparelho que consegue mensurar a energia térmica (ou calor) trocada entre os sistemas termodinâmicos que possuem temperaturas distintas. Ele é muito utilizado em laborátorios, em razão de ser um aparelho isolado termicamente da vizinhança em que está.
O primeiro calorímetro foi desenvolvido em 1784 por Antoine Lavoisier (1743-1794) e Pierre-Simon Laplace (1749-1827). Ele continha gelo na sua repartição interna e também no recipiente externo que o envolvia.
O calorímetro possui várias funções, descritas abaixo:
Medição de energia térmica: os calorímetros têm como principal função medir o calor de substâncias.
Isolante térmico: os calorímetros conseguem isolar termicamente as substâncias, mantendo suas temperaturas constantes, e alguns até conseguem impedir a propagação de calor.
Preservação: alguns calorímetros são criados com o intuito de preservar as propriedades de algumas substâncias, como óvulos e espermatozóides.
O calorímetro é coberto por um material isolante composto por um recipiente de aço contendo água, que é ligado, de um lado, a um termômetro para aferir a temperatura, e, do outro lado, a um agitador ligado por um motor. Dentro desse conteúdo de água, é instalada uma câmara de combustão, composta de oxigênio, que conterá a amostra de substância de que se desejar obter os dados, como descrito na imagem abaixo:
O seu funcionamento pode ser descrito pelos seguintes os:
1° o: pôr a amostra dentro da câmara de gás.
2° o: anotar o valor da temperatura inicial da água.
3° o: ligar a caixa de ignição para ocasionar uma descarga elétrica, que provocará a combustão da amostra.
4° o: anotar o valor da temperatura final da água.
5° o: calcular a quantidade de calor, com base nas informações de massa, calor específico e variação de temperatura da água, usando a fórmula do calor sensível:
\(Q=m\cdot c\cdot ∆T\)
Q → quantidade de calor, medida em Joule \([J] \).
m → massa, medida em quilograma \([kg] \).
c → calor específico, medido em \([J/(kg\cdot K)] \).
∆T → variação de temperatura, medida em Kelvin \([K] \).
Os calorímetros são classificados de acordo com seu modo de funcionamento, princípio de medição e forma de construção, o que proporciona uma infinidade de calorímetros. Abaixo veremos os tipos mais comuns.
O calorímetro isotérmico é um aparelho usado geralmente para medir os calores de soluções ou de misturas, já que, idealmente, suas temperaturas não variam ao longo do experimento.
O calorímetro isoperibol é um aparelho cuja temperatura da vizinhança é constante, não sendo alterada em razão da temperatura do calorímetro.
O calorímetro de varredura exploratória é um aparelho cuja temperatura da vizinhança ou do calorímetro varia linearmente ou isotérmicamente, podendo ser ajustada durante o intervalo de tempo.
Tanto o calorímetro quanto o termômetro são intrumentos de medição, contudo, o calorímetro mede o calor e o termômetro mede a temperatura dos corpos.
Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física
Fonte: Brasil Escola - /fisica/calorimetro.htm