Solstício de inverno

O solstício de inverno é o fenômeno astronômico que anuncia a chegada da estação mais fria ou amena do ano, sendo celebrado em diversas culturas como símbolo do renascimento.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O solstício de inverno é o fenômeno que marca a chegada do inverno astronômico e anuncia o começo da estação fria. A data do solstício de inverno corresponde ao dia mais curto e à noite mais longa do ano, e, devido ao movimento de translação da Terra e à sua inclinação, um hemisfério a a receber menos iluminação solar do que o seu oposto. Por isso, o solstício de inverno acontece em períodos distintos: entre os dias 20 e 21 de junho no Hemisfério Sul e entre os dias 21 e 22 de dezembro no Hemisfério Sul. Trata-se de uma data importante para diversas culturas ao redor do mundo, simbolizando o renascimento e o recomeço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Qual a diferença entre solstício e equinócio?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre solstício de inverno

  • O solstício de inverno é um fenômeno que marca a chegada do inverno astronômico.

  • É quando o Sol está em seu ponto de maior afastamento de um dos hemisférios, que a a receber os raios solares com menor intensidade.

  • Corresponde ao dia mais curto e à noite mais longa do ano. O período de iluminação solar tem duração de menos de 12 horas.

  • Representa o início da estação mais fria, ou mais amena, do ano, a depender da região observada.

  • Acontece entre os dias 21 e 22 de dezembro no Hemisfério Norte e entre os dias 20 e 21 de junho no Hemisfério Sul.

  • É uma data importante não somente na astronomia como também para a cultura de diversos povos que interpretam o solstício de inverno como o renascimento, já que, a partir dessa data, os dias ficam gradativamente mais longos.

O que é solstício de inverno?

O solstício de inverno é o fenômeno que indica a chegada oficial do inverno astronômico e corresponde ao momento em que um dos hemisférios terrestres a a receber menos tempo diário de iluminação solar do que o seu oposto. A data do solstício de inverno é caracterizada pela noite mais longa e pelo dia mais curto do ano, com menos de 12 horas de luz do Sol.

A ocorrência do solstício de inverno é o resultado da combinação do movimento de translação que a Terra desempenha em torno do Sol e da inclinação do eixo do planeta. Por causa disso, em dois momentos distintos da trajetória orbital terrestre, o Sol assume uma posição mais distante da Linha do Equador e mais próxima de um dos trópicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando os raios do Sol am a incidir perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, significa que é verão nessa região do planeta. Consequentemente, os raios solares incidem com maior grau de inclinação no Hemisfério Sul, que registra a estação oposta: o inverno. Seis meses depois, a situação se inverte e a luz solar incide de maneira perpendicular sobre o Trópico de Capricórnio, resultando no verão no Hemisfério Sul e no inverno no Hemisfério Norte.

O solstício de inverno representa justamente o momento em que um dos hemisférios a a receber menos iluminação do que o outro. A imagem a seguir evidencia como esse mecanismo se comporta.

Esquema ilustrativo dos raios solares sobre os hemisférios durante o solstício de inverno e de verão.
O Hemisfério Norte acabou de ar pelo solstício de inverno. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Quando acontece o solstício de inverno?

O solstício de inverno acontece duas vezes ao ano: cada uma em um hemisfério diferente. Isso se dá por causa do mecanismo que vimos acima, que torna impossível a ocorrência do solstício simultaneamente em ambos os hemisférios. Veja, a seguir, a data em que esse fenômeno ocorre em cada hemisfério terrestre:

  • Hemisfério Norte: 21 ou 22 de dezembro.

  • Hemisfério Sul: 20 ou 21 de junho.

Veja também: Como funciona o horário de verão?

Solstício de inverno no Brasil

Pessoas caminhando na rua, ao lado de um termômetro marcando 15 °C durante solstício de inverno.
Na maior parte do Brasil, o solstício de inverno anuncia a chegada de uma estação mais amena.[1]

O solstício de inverno no Brasil acontece entre os dias 20 e 21 de junho, já que a maior parcela do território nacional está localizada no Hemisfério Sul. O país tem clima tropical com variações regionais, motivo pelo qual o solstício de inverno marca a chegada da estação mais amena do ano. É durante os meses do inverno que um maior número de massas polares se forma e atinge o Brasil, causando a queda das temperaturas na maior parte do território nacional.

Desde registros próximos ou abaixo de 0 ºC na região Sul até temperaturas médias entre 15 ºC e 18 ºC em climas mais quentes, como nas regiões Centro-Oeste e Norte, o solstício de inverno anuncia, portanto, a entrada em um período mais fresco e, também, seco. Com exceção do litoral, a partir do mês de junho a maior parte do Brasil registra menores índices de chuva. O período chuvoso é retomado somente após o fim dessa estação do ano.

Importância do solstício de inverno

O solstício de inverno é a data que indica o início de um período de, pelo menos, três meses com temperaturas baixas ou amenas, sendo importante para a demarcação de uma das estações do ano. O decorrer do inverno é caracterizado pelo gradativo aumento do período de luz durante o dia, até a chegada do equinócio de primavera, quando a duração do dia e da noite é equivalente. Por causa disso, o solstício de inverno é interpretado por algumas culturas como o início de um ciclo de renascimento que deve ser celebrado.

Mesa com decoração chinesa e bolinho de arroz, prato típico do solstício de inverno.
O bolinho de arroz glutinoso é um prato típico das celebrações do solstício de inverno na China.

Essa data era importante para a civilização romana, que celebrava o fim de um ano de colheita na segunda metade do mês de dezembro, ando pelo solstício de inverno no Hemisfério Norte. A festa ficou conhecida como Saturnália, com início em 17 de dezembro e término em 25 do mesmo mês. Culturas asiáticas, como a da China, também interpretam e celebram o solstício de inverno como sendo um recomeço, sendo considerado uma das datas mais importantes no calendário chinês.

Assim, o solstício de inverno é um marco astronômico, cultural e religioso em que celebrações e rituais diversos foram e ainda são realizados por povos em diferentes partes do mundo.

Solstício de inverno x solstício de verão

O solstício de inverno e o solstício de verão são duas diferentes fases de um mesmo fenômeno astronômico. Enquanto o solstício de inverno representa o momento em que um dos hemisférios a a receber menos iluminação solar, anunciando a chegada da estação mais fria (ou amena) do ano, o solstício de verão é o exato oposto. Ele indica o início da estação quente, e marca o dia em que um dos hemisférios a a ser mais iluminado do que o outro. A data do solstício de verão tem o dia mais longo do que a noite, o que significa que o período de iluminação solar dura mais do que 12 horas.

Ambos os fenômenos acontecem simultaneamente: enquanto um hemisfério registra o solstício de verão, o seu oposto registra o solstício de inverno. Por essa razão, as datas do solstício de verão se invertem com relação àquelas que vimos anteriormente:

  • O Hemisfério Norte registra o solstício de verão entre os dias 20 e 21 de junho;

  • O Hemisfério Sul registra o solstício de verão entre os dias 21 e 22 de dezembro.

Saiba mais: Quando começa o outono?

Solstício e equinócio

Os solstícios e os equinócios são as diferentes fases de iluminação do planeta Terra durante a sua trajetória orbital em torno do Sol. É a alternância entre os solstícios e os equinócios que produz as estações do ano. Diferentemente dos solstícios, os equinócios são fases intermediárias em os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador. Por essa razão, ambos os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar.

Os equinócios marcam o início de duas estações do ano: o outono e a primavera. Confira, a seguir, quando eles ocorrem em cada hemisfério:

  • Equinócio de outono: entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Norte e entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Sul;

  • Equinócio de primavera: entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Norte e entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul.

Créditos da imagem

[1] Cris Faga/ Shutterstock

Fontes

BBC. O que era a Saturnália, rito romano pagão ao qual se atribui a verdadeira origem da celebração do Natal. G1, 24 dez. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/12/24/o-que-era-a-saturnalia-rito-romano-pagao-ao-qual-se-atribui-a-verdadeira-origem-da-celebracao-do-natal.ghtml.

LEA, Robert. When is the Winter Solstice and what happens? Space, 16 jan. 2025. Disponível em: https://www.space.com/winter-solstice#section-the-winter-solstice-history-and-folklore.

Paisagem coberta de neve durante solstício de inverno.
O solstício de inverno marca o início astronômico dessa estação em diferentes momentos do ano no Hemisfério Norte e no Sul.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Solstício de inverno"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/solsticio-de-inverno.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar