Clima frio de montanha

O clima frio de montanha depende da altitude para se desenvolver. Por essa razão, ele é comumente encontrado em cadeias montanhosas, como os Alpes, os Andes e os Himalaias.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O clima frio de montanha é um tipo de clima que tem como fator preponderante a altitude. Portanto, ele se desenvolve exclusivamente em áreas elevadas, como na Cordilheira dos Andes, nos Alpes, na Cordilheira do Himalaia etc. A latitude, nesse caso, não interfere na sua formação. Uma de suas principais características são as baixas temperaturas na maior parte do ano, junto de ventos intensos e da precipitação que pode ser muito volumosa a depender da localidade. Nas montanhas de maior altitude, é comum a presença de uma cobertura constante de neve, o que impossibilita o desenvolvimento de qualquer cobertura vegetal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Afinal, o que é clima?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o clima frio de montanha

  • O clima frio de montanha é um tipo de clima que se desenvolve em áreas elevadas.

  • Na sua formação, a altitude é o fator predominante.

  • Apresenta temperaturas baixas durante todo o ano, com mínimas de até -10 ºC, e pluviosidade que varia de acordo com a localidade.

  • Ventos fortes e precipitação na forma de neve também acontecem nesse tipo de clima.

  • Sua fauna é formada por animais como linces, ursos, raposas, cabras e diferentes tipos de roedores e insetos, havendo muita diferenciação regional.

  • A vegetação depende sobretudo da espessura dos solos e da disponibilidade hídrica. O sopé das montanhas tende a apresentar vegetação mais densa do que em altitude.

  • As áreas mais elevadas são recobertas por gramíneas. No entanto, a partir de uma cota altimétrica entre 3.000 e 4.000, a vegetação deixa de estar presente.

  • Embora a nomenclatura não seja aplicada no Brasil, o país tem um clima que é regido pelo mesmo fator: o clima tropical de altitude, presente em parte do Sudeste e do Sul.

O que é o clima frio de montanha?

O clima frio de montanha é uma ocorrência climática exclusiva de regiões montanhosas do planeta Terra. Nesse tipo de clima, fica evidente a maneira como a altitude atua sobre a latitude, o que significa que o clima frio de montanha pode acontecer tanto na zona tropical quanto na zona temperada do planeta Terra. A altitude é, esse sentido, um fator preponderante na composição dos diferentes elementos climáticos, em especial a temperatura e a pressão atmosférica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima frio de montanha

  • Temperatura

O clima frio de montanha recebe esse nome em função da sua temperatura, que é o seu principal diferencial. Como adiantamos, a altitude desempenha um papel fundamental na modificação dos fatores climáticos, o que é percebido a partir do gradiente térmico nas áreas elevadas. Esse gradiente se estabelece da seguinte forma: a cada 100 metros de elevação, a temperatura diminui em 0,6 ºC. Isso é o mesmo que dizer que, a cada quilômetro de subida, a área fica 6 ºC mais fria, o que explica o frio intenso nas cordilheiras e áreas montanhosas.

No clima frio de montanha, as temperaturas, portanto, são baixas, independente do clima predominante na região que o circunda. Na maior parte do ano, as temperaturas podem variar entre 0 ºC e 3 ºC, com áreas que podem atingir entre 10 ºC e 15 ºC nos períodos mais quentes. Durante o inverno, no entanto, as médias são negativas, e ficam entre -10 ºC e -20 ºC. Considerando as áreas de maior altitude, as temperaturas são baixíssimas durante todo o ano, o que condiciona a manutenção de uma cobertura de neve permanente (ou neve eterna).

Ressalta-se, ainda, que a ocorrência de ventos contribui para a diminuição das temperaturas nas áreas de clima frio de montanha.

Alt: Neve no topo de montanhas, uma característica do clima frio de montanha.
Em áreas de elevação acentuada, é possível observar picos com neve permanente.
  • Precipitação

Montanhas são estruturas que funcionam como barreiras orográficas. Uma barreira orográfica é um obstáculo que impede o livre trânsito das massas de ar, o que afeta a dinâmica atmosférica local, principalmente em áreas de maior umidade. Por essa razão, o clima frio de montanha é caracterizado pelos ventos e pela inconstância do tempo atmosférico, podendo registrar chuvas orográficas volumosas.

O volume anual de chuvas nesse tipo de clima varia entre 900 mm e 2.000 mm, dependendo do local de ocorrência. A Cordilheira do Himalaia, por exemplo, tem trechos que recebem mais de 3.000 mm anuais de chuva por causa dos ventos úmidos que sopram do oceano para o continente (monções). Entretanto, existem áreas em que o volume é inferior a 500 mm.

Ainda sobre a precipitação no clima frio de montanha, vale reforçar a existência de um limite de altitude a partir da qual existe uma cobertura de neve eterna devido ao frio intenso. Portanto, nessas áreas, a precipitação que acontece é predominantemente na forma de neve.

  • Fauna

Íbex, animal da fauna do clima frio de montanha.
O íbex é um animal que vive na cordilheira dos Alpes.

A fauna do clima frio de montanha não é homogênea. Isso significa que a presença de determinadas espécies de animais em uma região não necessariamente implica a sua existência em todas elas, variando de acordo com a área observada.

Na América Andina, por exemplo, a fauna que se desenvolve nesse tipo de clima é composta por lhamas, raposas, chinchilas, antas-da-montanha, pumas e pelo cervo-andino (guemal). Nos Himalaias, encontram-se tigres-tibetanos, leopardos-das-neves, ursos-pardos e iaques. Já nos Alpes é possível observar linces, íbex (uma espécie de caprino), camurça e veados. Uma grande variedade de animais de pequeno porte, como roedores e insetos, também são encontrados nesses ambientes.

  • Vegetação

Vegetação do clima frio de montanha.
Florestas temperadas podem se desenvolver em regiões montanhosas de clima frio.

A vegetação do clima frio de montanha apresenta um gradiente visível que é formado por causa da variação da profundidade do solo, que se torna cada vez menor na medida em que a declividade aumenta, e pela disponibilidade hídrica. No sopé das montanhas, é comum a presença de vegetação florestal, que pode ser floresta tropical ou temperada. Arbustos e gramíneas se tornam mais presentes com o ganho de altitude, e até mesmo musgos e líquens podem ser observados.

Montanhas muito elevadas, que atingem altitudes superiores a 3.000 ou 4.000 metros, podem não apresentar vegetação tanto pela ausência de solo quanto por fatores como a rarefação do ar e a menor disponibilidade de água líquida. Como vimos, muitas áreas de clima frio de montanha apresentam picos de neve permanente.

Diferenças entre clima frio de montanha e clima frio

A diferença entre o clima frio de montanha e o clima frio é que o primeiro apresenta uma especificação que é resultante da geografia da área em que ele se desenvolve, mais precisamente da sua altitude. Portanto, o clima frio de montanha é a áreas de altitude elevada, como nas grandes cordilheiras do mundo. A latitude, nesse caso, não influencia na sua existência. Quando nos referimos somente ao clima frio, englobamos também aquelas ocorrências típicas de áreas de alta latitude, que são aquelas mais distantes dos trópicos e mais próximas dos polos terrestres.

Localização do clima frio de montanha

O clima frio de montanha pode ser observado em diferentes partes do mundo, visto que ele só depende da altitude para se formar. Assim sendo, encontramos esse tipo de clima nas cadeias montanhosas em diferentes continentes, países e latitudes. Entre as localidades em que o clima frio de montanha está presente citamos:

Clima frio de montanha no Brasil

O Brasil tem um tipo de clima regido pela altitude, assim como o frio de montanha, que é uma variação do clima tropical. No caso, ele está presente em áreas localizadas em uma cota igual ou superior a 800 metros, que é o clima tropical de altitude. Sua ocorrência se restringe às regiões serranas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de parte de São Paulo, Minas Gerais e também do Paraná.

Exercícios sobre clima frio de montanha

Questão 1

Qual dos fatores climáticos a seguir é o mais importante nas áreas de clima frio de montanha?

a) Latitude

b) Continentalidade

c) Massas de ar

d) Altitude

e) Vegetação

Resposta: Alternativa D. No clima frio de montanha, a altitude é preponderante sobre todos os demais fatores que interferem nos componentes climáticos de uma região, inclusive da latitude.

Questão 2

Entre os aspectos climáticos a seguir, identifique aquele que pode ser atribuído ao clima frio de montanha:

a) Longos períodos de estiagem.

b) Temperaturas elevadas na maior parte do ano.

c) Recorrência de chuvas e baixas temperaturas.

d) Baixa incidência de ventos.

e) Elevada amplitude térmica diária.

Resposta: Alternativa C. O clima frio de montanha é caracterizado por chuvas que acontecem durante todo o ano e o registro de temperaturas baixas na maior parte do ano, com médias térmicas variando entre 0 e 15º C.

Fontes:

AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, 332p. 4ª ed. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 3ª edição.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

Área montanhosa onde ocorre o clima frio de montanha.
O clima frio de montanha se desenvolve em áreas acidentadas de elevada altitude, como nas grandes cordilheiras.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Clima frio de montanha"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/clima-frio-de-montanha.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar