Plano Inclinado

Plano inclinado é uma máquina simples que consiste em uma superfície inclinada em um certo ângulo em relação à direção horizontal.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Está presente em rampas, parafusos, cunhas, facas etc. O estudo do plano inclinado envolve o conhecimento de vetores e é uma das mais importantes aplicações das leis de Newton.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: O que estudar de Mecânica antes de fazer o Enem?

Tópicos deste artigo

Teoria sobre o plano inclinado

Quando um objeto é apoiado sobre o plano inclinado, a força peso que o puxa em direção ao centro da Terra é dividida em duas componentes, chamadas de Px e Py, distribuídas ao longo das direções horizontal e vertical. Dessa maneira, torna-se mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é menor do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.

O plano inclinado é uma máquina simples que consiste em uma superfície que forma certo ângulo com a horizontal.
O plano inclinado é uma máquina simples que consiste em uma superfície que forma certo ângulo com a horizontal.

Apesar de a força necessária para elevar um corpo sobre um plano inclinado ser menor do que a força para elevá-lo verticalmente, a energia consumida é a mesma, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta. Para entender isso, basta pensar no trabalho realizado sobre o corpo, que depende do produto entre força e distância percorrida.

Na situação mais simples entre os planos inclinados, há a ação de apenas duas forças: peso e normal. Essa situação está ilustrada na figura a seguir:

No plano inclinado, a força peso é dividida em duas componentes: Px e Py.
No plano inclinado, a força peso é dividida em duas componentes: Px e Py.

Para facilitar os cálculos, o referencial adotado para o estudo do plano inclinado também é inclinado de um certo ângulo θ com relação à direção horizontal, de modo que a direção x do referencial seja paralela ao plano inclinado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas do plano inclinado

Para resolvermos exercícios que envolvem as forças que atuam em um corpo apoiado sobre um plano inclinado, devemos aplicar a 2ª lei de Newton tanto para a direção x quanto para a direção y. Igualando o resultado a 0, quando o corpo está em repouso ou deslizando com velocidade constante, ou ao produto da massa pela aceleração.

A soma das forças nas direções x e y deve ser nula ou igual à massa multiplicada pela aceleração.
A soma das forças nas direções x e y deve ser nula ou igual à massa multiplicada pela aceleração.

Na direção x do plano inclinado da figura, há apenas uma força atuando, a componente x do peso, portanto ela é igual à força resultante sobre o corpo na direção x.

Uma vez que Px é o cateto oposto ao ângulo θ, ele é igual ao produto do peso pelo seno do ângulo θ. Além disso, de acordo com o resultado obtido, o bloco que se encontra apoiado sobre o plano inclinado está sujeito a uma aceleração menor que a aceleração da gravidade.

Na direção y, temos a ação da força normal e da componente y do peso, que, nesse caso, cancelam-se.

No plano inclinado, a normal é igual à componente y do peso, caso não haja outras forças agindo sobre o corpo na direção vertical.
No plano inclinado, a normal é igual à componente y do peso, caso não haja outras forças agindo sobre o corpo na direção vertical.

Leia também: Tração — a força exercida sobre um corpo por meio de cordas

Plano inclinado com atrito

O plano inclinado com atrito é aquele em que a superfície inclinada não é perfeitamente lisa, mas apresenta um certo coeficiente de atrito (μ). Quando um bloco está em repouso sobre o plano inclinado, a força de atrito aponta na direção x do plano e com sentido oposto à componente x da força peso. Além disso, o módulo da força de atrito é diretamente proporcional ao coeficiente de atrito do plano multiplicado pelo módulo da força normal.

Quer saber mais sobre o assunto? e o nosso artigo específico: Plano inclinado com atrito. Nele você pode conferir mais exemplos e exercícios resolvidos sobre o assunto.

Exercícios resolvidos sobre o plano inclinado

Questão 1 —Um corpo de 10 kg é apoiado sobre um plano inclinado de 45º com relação à direção horizontal. Determine o módulo aproximado da aceleração desenvolvida por esse corpo.

Dados: √2 = 1,41.

a) 8 m/s²

b) 7 m/s²

c) 6 m/s²

d) 5m/s²

Resolução

Para resolver o exercício, basta lembrar que a aceleração adquirida pelo plano inclinado está relacionada com a componente x de seu peso, portanto pode ser calculada facilmente a partir da fórmula a seguir:

Com base no cálculo feito acima, descobrimos que a aceleração que atua sobre o corpo é de aproximadamente 7 m/s², portanto a alternativa correta é a letra B.

Questão 2 — Um corpo é abandonado do repouso sobre um plano inclinado e desliza com aceleração de 5 m/s² em uma região onde a gravidade é igual a 10 m/s². O ângulo formado entre o plano e a direção horizontal é de:

a) 90º.

b) 60º.

c) 30º.

d) 15º.

Resolução:

Vamos utilizar a fórmula que nos permite calcular a aceleração de um objeto que desliza livremente sobre um plano inclinado. Observe:

Com base no resultado encontrado para o seno do ângulo, igual a 0,5, e sabendo por meio da tabela de ângulos notáveis que tal ângulo é igual a 30º, a resposta correta é a letra C.

 

Por Rafael Helerbrock
Professor de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Helerbrock Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
HELERBROCK, Rafael. "Plano Inclinado"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/plano-inclinado.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(PUC) Os corpos A e B de massas mA e mB, respectivamente, estão interligados por um fio que a pela polia, conforme a figura. A polia pode girar livremente em torno de seu eixo. A massa do fio e da polia são considerados desprezíveis.

Ilustração de dois corpos, A e B, interligados por um fio que a pela polia em exercício da PUC sobre plano inclinado. Título: questao-um-plano-inclinado

Se o sistema está em repouso, é correto afirmar:

I. Se mA = mB, necessariamente existe atrito entre o corpo B e o plano inclinado.

II. Independente de existir ou não atrito entre o plano e o corpo B, deve-se ter mA = mB.

III. Se não existir atrito entre o corpo B e o plano inclinado, necessariamente mA > mB.

IV. Se não existir atrito entre o corpo B e o plano inclinado, necessariamente mB > mA.

Está correta ou estão corretas:

A) Somente I.         

B) Somente II.         

C) I e III.         

D) I e IV.          

E) Somente III.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(PUC) A figura 1 representa um bloco de massa m que, após ser lançado com velocidade v, sobe uma rampa de comprimento L, sem atrito, inclinada de um ângulo q.

Ilustração de um bloco lançado em uma rampa em exercício da PUC sobre plano inclinado.

Assinale a opção que corresponde às forças que atuam no bloco enquanto ele estiver subindo a rampa.

A) Alternativa A da questão da PUC sobre plano inclinado.

B) Alternativa B da questão da PUC sobre plano inclinado.

C) Alternativa C da questão da PUC sobre plano inclinado.

D) Alternativa D da questão da PUC sobre plano inclinado.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(UFPel) Um caminhão-tanque, após sair do posto, segue, com velocidade constante, por uma rua plana que, num dado trecho, é plana e inclinada.

Ilustração de um caminhão-tanque descendo uma rua plana e inclinada em exercício da UFPel sobre plano inclinado.

O módulo da aceleração da gravidade, no local, é g = 10 m/s2, e a massa do caminhão, 22 t, sem considerar a do combustível. É correto afirmar que o coeficiente de atrito dinâmico entre o caminhão e a rua é:

A) μ = cot α

B) μ = csc α

C) μ = sen α

D) μ = tg α

E) μ = cos α

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(Ufal - Adaptada) Uma rampa AB, inclinada de 37° em relação à horizontal, tem 12 m de comprimento e não oferece atrito para um pequeno corpo de massa 1,0 kg, abandonado, a partir do repouso no ponto A.

Ilustração de um corpo descendo por uma rampa em exercíciod a Ufal sobre plano inclinado.

Adote g = 10m/s2, cos 37° = 0,80 e sen 37° = 0,60. Determine a força resultante sobre o corpo.

A) 5 N

B) 6 N

C) 7 N

D) 8 N

E) 9 N

VER TODAS AS QUESTÕES