O uso do barco a remo acompanha a história humana desde que o homem desenvolveu esse método de locomoção sobre as águas. Como modalidade esportiva, ganhou seus primeiros contornos em meados do século XIX. No Brasil, e mais especificamente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Remo é um esporte que ficou bastante famoso e ganhou muitos adeptos no início do século XX, quando os rios ainda eram limpos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As primeiras competições de remo ocorreram na Inglaterra, no século XIX, quando também alguns clubes se organizaram em função dessa prática. Mas o remo só ganhou popularidade quando conquistou o cenário universitário: alunos das universidades de Cambridge e Oxford, a partir de 1829, disputam anualmente uma regata no Rio Tâmisa. A partir da Inglaterra o remo ganhou a Europa, espalhando-se por diversos países. Apenas mais tarde chegou aos Estados Unidos que, a partir do modelo inglês, também ou a fazer disputas universitárias entre Harvard e Yale.
Com as regatas ganhando adeptos, modificaram-se também as embarcações: inicialmente eram grandes e pesadas, mas foram ganhando formas mais hidrodinâmicas e materiais mais leves, como a fibra de carbono.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Atualmente, são oito os tipos de barcos. Os barcos “Skiff” apresentam parlamenta dupla – são dois remos por remador –, já os outros são com parlamenta simples:
- Single Skiff (para um remador): Mede 8,2 metros e tem massa de 14 quilos;
- Double Skiff (para dois remadores): Mede 10,4 metros tem massa de 27 quilos;
- Four Skiff (para quatro remadores): Mede 13,4 metros e tem massa de 52 quilos;
- Dois sem timoneiro: Mede 10,4 metros e tem massa de 27 quilos;
- Dois com timoneiro: Mede 10,4 metros e tem massa de 32 quilos;
- Quatro sem timoneiro: Mede 13,4 metros e tem massa de 50 quilos;
- Quatro com timoneiro: Mede 13,7 metros e tem massa de 51 quilos;
- Oito com timoneiro: Mede 19,9 metros e tem massa de 96 quilos.
Em caso de barcos com mais de um remador, cada atleta tem uma função específica e, portanto, uma denominação para essa função:
- Meia Nau: Remadores do meio do barco;
- Timoneiro: Aquele que comanda a embarcação;
- Voga: Impõe ritmo à remada;
- Proa: responsável pelo equilíbrio do barco;
- Sota-Proa: Atleta mais próximo do Proa.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola