→ O que é o câncer colorretal?
O câncer colorretal, como o nome sugere, afeta o intestino grosso, mais precisamente o cólon e o reto. Esse tipo de câncer está muito relacionado com fatores como alimentação, além de idade avançada, obesidade, sedentarismo, histórico da doença na família e enfermidades como a doença de Crohn e doenças inflamatórias do intestino. Muitos tumores surgem a partir de pólipos, sendo necessária, portanto, a retirada dessas lesões.
→ O câncer colorretal apresenta sintomas?
O câncer colorretal apresenta alguns sintomas, entretanto, todos os problemas relatados a seguir não são indicativos definitivos de câncer e, por isso, devem ser analisados como um alerta. Entre os principais sintomas, podemos citar:
-
Presença de sangue nas fezes;
-
Fezes de coloração escura;
-
Sangramento anal;
-
Dor na região anal;
-
Diarreia ou prisão de ventre frequente;
-
Cólicas;
-
Sensação de esvaziamento incompleto do intestino;
-
Emagrecimento intenso e sem explicação.
→ Qual é o tratamento para o câncer colorretal? Ele tem cura?
O tratamento do câncer colorretal baseia-se, na maioria das vezes, na realização de cirurgia para remover a porção do intestino afetada e nódulos linfáticos presentes no local. Após a retirada, iniciam-se sessões de radioterapia para diminuir as chances de retorno do câncer. Quimioterapia pode ser também utilizada em associação com a radioterapia.
O câncer colorretal apresenta cura, mas é necessário analisar o estadiamento da doença. Quando acontece a metástase, as chances reduzem-se consideravelmente. Nesses casos graves, é possível utilizar técnicas de ablação e embolização para remover a metástase. A primeira técnica baseia-se na destruição de tumores com uso de radiofrequência, etanol ou criocirurgia. A embolização, por sua vez, injeta substâncias que diminuem o fluxo sanguíneo para células cancerosas.
→ Prevenção do câncer colorretal
O câncer colorretal pode ser prevenido com uma dieta rica em fibras, além da redução de ingestão de produtos como carne vermelha e processada (como salsicha), gorduras e bebida alcoólica. Alguns estudos recomendam a prática de atividade física regular como forma preventiva, além da diminuição do uso de cigarro.
ATENÇÃO: Pessoas com mais de 50 anos devem obrigatoriamente realizar exames para o diagnóstico da doença, assim como pessoas com casos desse câncer na família. O exame indicado é a colonoscopia.
Por Ma. Vanessa dos Santos