Por que os dias da semana têm “feira”?

Os dias da semana têm “feira” porque um bispo português, Martinho de Braga, não concordava com os dias da semana em português terem referência a deuses pagãos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Afinal, por que os dias da semana têm “feira”? Os dias da semana em português têm “feira” porque foram fortemente influenciados por um bispo português do século VI. Essa influência fez com que o nosso idioma asse a ser o único nas línguas romanas que não tem associação com os astros e divindades cultuadas na cultura romana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse bispo, chamado Martinho de Braga, não concordava com os nomes da semana serem relacionados com deuses pagãos da cultura romana. Assim, ele propôs a alteração dos nomes dos dias da semana durante a Semana Santa, sugerindo o termo “feria” (dia livre) e classificando os dias por numerais. Com o tempo, o costume se consolidou na cultura portuguesa.

Leia também: Afinal, por que a semana tem 7 dias?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre por que os dias da semana têm “feira”

  • Os dias da semana têm “feira” porque foram influenciados por um bispo português do século VI, chamado Martinho de Braga.

  • Em 563, Martinho de Braga propôs a alteração porque não concordava com os dias da semana em português terem referência a deuses pagãos.

  • Ele propôs o uso de numerais e o uso do termo “feria”, que significa “dia livre”.

  • A nova nomenclatura era apenas para a Semana Santa, mas se consolidou na cultura portuguesa.

Por que os dias da semana têm esse nome?

No idioma português, os nomes dos dias da semana têm relação com um bispo português do século VI, chamado Martinho de Braga. Sendo assim, nosso idioma é marcado por uma singularidade, sendo a única língua de origem românica que tem nomes da semana não vinculados a divindades romanas. Essa tradição se consolidou na cultura portuguesa justamente porque os dias da semana foram nomeados pelos romanos, dedicados a outro sistema religioso.

Os romanos atribuíam a segunda-feira à Lua; terça, a Marte; quarta, a Mercúrio; quinta, a Júpiter; e sexta, a Vênus. Essa associação dos dias da semana com astros e deuses era comum na cultura babilônica, sendo transmitida para a cultura de outros povos, como os gregos e romanos. No caso do português, isso mudou no século VI.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 563, o bispo Martinho de Braga decidiu propor a alteração dos nomes das semanas durante a Semana Santa. Ele se incomodava com os nomes dos dias da semana no português remeterem a divindades pagãs, e, por isso, propôs que eles fossem alterados. Foi ideia dele o uso do termo “feria”.

A proposta de Martinho de Braga se deu apenas para os dias da Semana Santa, desvinculando, dos deuses pagãos, os nomes dos dias dessa semana. A ideia de Martinho era estabelecer o “feria” junto de um numeral para indicar o dia da semana. O terma era usado para se referir a “dia livre”, pois os dias da Semana Santa eram feriados.

Assim, Martinho de Braga estabeleceu que os dias da semana se chamariam da seguinte forma:

  • Feria Secunda;

  • Feria Tertia;

  • Feria Quarta;

  • Feria Quinta;

  • Feria Sexta.

Esses nomes corresponderiam aos dias da semana de segunda a sexta. Com o tempo, o “feria” se tornou “feira”, com os dias se chamando segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. No que se refere aos dias que correspondem ao nosso final de semana, Martinho de Praga propôs usar “sabbatum”, em referência ao “shabbat” dos hebreus, e Dominica Dies, em referência ao termo Dies Dominicus, traduzido como Dia do Senhor.

Essa nomenclatura, usada inicialmente apenas na Semana Santa, se tornou comum na cultura portuguesa, fazendo com que os dias da semana fossem integralmente renomeados.

e também: Como eram os calendários antigos?

Por que sábado e domingo não têm “feira” no nome?

O sábado e domingo não têm “feira” no nome por uma escolha do bispo Martinho de Braga, que definiu os nomes dos dias da semana. Para o sábado, ele preferiu nomear o dia como “sabbatum”, em referência ao dia de descanso dos hebreus, o “shabbat”, enquanto que, no caso do domingo, até se propôs o uso de Prima Feria, mas o termo que se tornou predominante foi Dominica Dies, em referência ao termo no latim para Dia do Senhor.

Por que a semana começa no domingo?

Em países de cultura cristã, popularizou-se, por influência da liturgia católica, a ideia de que domingo é o primeiro dia da semana. Essa ideia também está presente na cultura judaica, uma vez que o dia de descanso, o shabbat, é visto como o último dia da semana em referência ao ato de Deus, que descansou depois de trabalhar por seis dias na criação do Universo.

Importante: Existe uma norma internacional chamada ISO 8601 que trata a respeito das representações de datas e horas. Essa norma estabelece que a semana se inicia na segunda-feira, sendo que o domingo é considerado o último dia dela. Entretanto, o Brasil segue a norma NBR 5892:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que considera que a semana começa no domingo.

Curiosidades sobre os dias da semana

  • Para os muçulmanos, a sexta-feira é o último dia da semana, sendo de descanso.

  • No idioma espanhol, os dias da semana (com exceção do sábado e domingo) levam as referências aos deuses romanos: lunes (segunda), martes (terça), miércoles (quarta), jueves (quinta) e viernes (sexta).

  • No idioma inglês, as referências dos dias das semanas são aos deuses cultuados por germânicos e nórdicos.

Fontes

MOTOMURA, Marina. Por que os dias da semana têm “feira” no nome? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-dias-da-semana-tem-feira-no-nome?.

REDAÇÃO. Por que os dias da semana acabam com feira? Disponível em: https://brasilescola-uol-br.atualizarondonia.com/noticias/educacao/voce-sabia/por-que-os-dias-da-semana-acabam-com-feira,9128d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html.

REDAÇÃO. Por que o domingo não se chama primeira-feira? Disponível em: https://www.universidadedascriancas.fae.ufmg.br/perguntas/por-que-o-domingo-nao-se-chama-primeira-feira.

Ilustração colorida indicando os dias da semana e evidenciando que os dias da semana têm “feira”.
Os nomes atuais dos dias da semana no português foram criados por um bispo português do século VI.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Por que os dias da semana têm “feira”?"; Brasil Escola. Disponível em: /curiosidades/por-que-os-dias-da-semana-tem-feira.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar