Vitamina E é um termo genérico utilizado para se referir a oito compostos distintos. Essa vitamina é lipossolúvel e se destaca pela sua ação antioxidante.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Vitamina E é um nome utilizado para fazer referência a oito compostos diferentes: α, β, γ e δ tocoferóis e α, β, γ e δ tocotrienóis. Ela foi descoberta em 1922 por Evans e Bishop, durante a realização de experimentos que avaliavam a infertilidade em ratas. Trata-se de uma vitamina lipossolúvel que se destaca, principalmente, como agente antioxidante.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Essa vitamina está relacionada com o retardamento do envelhecimento e proteção contra doenças cardiovasculares, câncer, Parkinson e Alzheimer. Podemos encontrar a vitamina E em alimentos como óleos vegetais, germe de trigo, gema de ovo e fígado.
Vitamina E é uma denominação genérica utilizada para se referir a oito compostos distintos: os α, β, γ e δ tocoferóis e α, β, γ e δ tocotrienóis. Esses compostos caracterizam-se por serem lipossolúveis, ou seja, solúveis em lipídios. A vitamina E é razoavelmente resistente ao calor e ácidos e, por ser lipossolúvel, é transportada em lipoproteínas plasmáticas.
Essa substância foi descoberta em 1922 por Evans e Bishop, ao estudarem infertilidade em ratas. Eles verificaram que os animais que possuíam uma dieta à base de gordura suína apresentavam a chamada síndrome de reabsorção fetal. Entretanto, quando germe de trigo era inserido na dieta, a síndrome não ocorria. Os pesquisadores então concluíram que a síndrome de reabsorção fetal era resultado da deficiência de algum fator específico. Esse fator é o que chamamos de vitamina E.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Funções da vitamina E
Como salientado anteriormente, vitamina E é um termo geral utilizado para se referir a oito compostos diferentes. Todos esses compostos apresentam atividade biológica, sendo o α-tocoferol, de acordo com alguns autores, a forma mais ativa da vitamina e também a mais estudada até o momento.
A vitamina E apresenta como principal função sua capacidade de agir como antioxidante, ou seja, essa vitamina protege outras moléculas das reações de oxidação. Essa capacidade faz com que a vitamina E ajude na proteção contra doenças cardíacas e determinados tipos de câncer. Sua função antioxidante auxilia ainda na proteção contra doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
Em relação ao câncer, a vitamina E protege as células e o DNA contra lesões que podem levar ao desenvolvimento de tumores. A vitamina também diminui o crescimento dos tumores e promove melhora no funcionamento do sistema imunológico. Além disso, atua de modo a retardar o envelhecimento. A vitamina E também parece beneficiar pessoas diabéticas. Nelas, a vitamina melhora a ação da insulina e também o metabolismo da glicose.
A vitamina E é obtida naturalmente por meio da alimentação, ocorrendo, por exemplo, em alimentos de origem vegetal, em especial em vegetais verde-escuros, sementes oleaginosas, germe de trigo e óleos vegetais. Ela pode ser encontrada ainda em alimentos de origem animal, como fígado e gema de ovo.
Deficiência de vitamina E
A deficiência de vitamina E é uma situação relativamente rara em seres humanos. Isso se deve ao fato de que a vitamina é encontrada em diversos alimentos, em especial nos óleos vegetais. Entretanto, a deficiência pode se desenvolver em pessoas que apresentam problemas como fibrose cística, algumas formas de doença hepática, má absorção de gorduras, dentre outros problemas de saúde.
Pessoas que não conseguem obter as quantidades necessárias de vitamina E na dieta podem fazer suplementação. Esta, no entanto, deve ser recomendada por um profissional. Doses muito elevadas podem causar danos ao organismo, retardando, por exemplo, a coagulação, aumentando risco de hemorragias. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ingestão diária de vitamina E recomendada para adultos é de 10 mg.
Videoaula sobre vitaminas
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia
A vitamina E pode ser encontrada em diferentes alimentos, como nos óleos vegetais e nas sementes de oleaginosas.
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"Vitamina E"; Brasil Escola.
Disponível em: /biologia/vitamina-e.htm. o em 28 de
maio
de 2025.