Reprodução e Desenvolvimento

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Graças à reprodução, a perpetuação da vida é possível, desde o seu surgimento. A forma de reprodução que se desenvolveu mais cedo foi a assexuada, processo este em que um único indivíduo é capaz de dar origem a outros, com o mesmo genótipo. A divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são alguns exemplos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reprodução sexuada tem como princípio a formação do embrião a partir da união de gametas masculino e feminino, dando origem a indivíduos semelhantes aos pais, mas não idênticos, como na reprodução assexuada. Por tal motivo, ela é muito importante no que se diz respeito à variabilidade genética.

Quanto aos ciclos de vida, temos três:

- Ciclo haplobionte diplonte: a partir da união de gametas, o zigoto é formado. Este, por sucessivas mitoses, dá origem a um indivíduo diploide. Através de meioses, há a formação de gametas, que permitirá com que o indivíduo continue o ciclo. Ex.: animais.

 

 

 

- Ciclo haplobionte haplonte: os adultos são haploides e, por mitose, produzem gametas. A união de gametas forma um zigoto diploide, mas que se divide por meiose, dando origem a indivíduos haploides. Ex.: fungos e alguns protozoários e algas.



- Ciclo diplobionte: há alternância de gerações entre indivíduos haploides e diploides. Ex.: plantas, algumas algas e cnidários.

 

No que se diz respeito ao desenvolvimento do embrião dos animais, eles podem ser:

- Ovulíparos: a fecundação ocorre em ambiente externo. Ex.: algumas espécies de peixes e anfíbios.

- Ovíparos: a fecundação é interna, havendo a formação de ovos. Ex.: algumas serpentes, ornitorrinco, etc.

- Ovovíparos: o embrião se desenvolve dentro do ovo, que fica retido no oviduto da fêmea. Ex.: tubarão, algumas cobras, etc.

- Vivíparos: o embrião se encontra alojado na placenta, e absorve nutrientes e oxigênio diretamente do sangue materno. Ex.: ser humano, cachorro, etc.

Quer saber mais sobre reprodução e desenvolvimento? Conheça os textos dessa seção!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Brasil Escola

União do gameta masculino com o feminino: evento típico da reprodução sexuada.
União do gameta masculino com o feminino: evento típico da reprodução sexuada.
Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
ARAGUAIA, Mariana. "Reprodução e Desenvolvimento"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/reproducao.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Artigos de Reprodução e Desenvolvimento


Clone, conjugação, metagênese e neotenia.

Como Ocorre a Fecundação

Desenvolvimento embrionário

Espermatogênese

A espermatogênese é o processo de formação de gametas masculinos, os espermatozoides. Esse processo ocorre nas glândulas sexuais ou gônadas masculinas.

Folhetos germinativos

Os folhetos germinativos dão origem a todos os tecidos do nosso corpo.

Gametogênese

A gametogênese é o processo no qual se formam os gametas masculinos e femininos, células que se fundem no processo de fecundação e garantem nossa reprodução.

Gravidez após os 35 anos

A gravidez após os 35 anos é possível, entretanto, após essa idade, aumentam as chances de complicações, como anomalias cromossômicas e aborto.

Hermafroditismo

Hormônios do sistema genital masculino

Dentre os hormônios do sistema genital masculino, o principal é a testosterona, responsável pelas características sexuais secundárias nos homens.

Hormônios e o ciclo menstrual

O ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.

Obesidade e Sexualidade

Óvulo humano

O óvulo humano é chamado de alécito porque não possui substâncias nutritivas para a nutrição do embrião.

Ovulogênese

A ovulogênese é o processo de formação dos gametas femininos. Esse processo tem início antes mesmo do nascimento da mulher.

Partenogênese, pedogênese, poliembrionia e poliovulação

Placenta

A placenta é um órgão constituído por tecido materno e embrionário presente na maioria dos mamíferos. Ela atua como local de trocas fisiológicas entre a mãe e o feto.

Reprodução assexuada

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que leva à formação de um novo indivíduo sem que ocorra a fusão de gametas. Pode ser observada em vários seres vivos.

Reprodução sexuada

A reprodução sexuada envolve a participação de gametas e se trata de um processo mais complexo e que leva a um maior gasto de energia que a reprodução assexuada.

Sistema genital masculino

O sistema genital masculino é formado por órgãos externos, como escroto e pênis; e órgãos internos, como as glândulas anexas.

Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina) e pela genitália externa, também chamada de vulva.

Tipos de ovos quanto à distribuição de vitelo

Quanto à distribuição de vitelo, podemos classificar os tipos de ovos em alécitos, oligolécitos, mesolécitos, telolécitos e centrolécitos.

Tipos de segmentação embrionária

O tipo de segmentação sofrida pelo zigoto depende da quantidade de vitelo no interior do óvulo. Os tipos de segmentação embrionária são: holoblástica e meroblástica.

Variações no Ciclo Menstrual