Síntese de proteína

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

É durante o mecanismo de tradução que as proteínas são formadas, através de um processo biológico no qual as células, enquanto unidade morfofisiológica da vida, expressam um dos seus interessantes fenômenos.

Conforme o RNA ribossômico (RNA-r) efetua a leitura do filamento de RNA mensageiro (RNA-m), havendo constante entrada e saída de RNAs transportadores (RNA-t) que trazem consigo os aminoácidos, vai se formando uma proteína.

Porém, esse evento não é tão simples assim!

Mas para entendimento, vejamos da seguinte forma:

Inicialmente os RNAs são preparados, do mensageiro, por exemplo, são extraídos os segmentos não funcionais (os íntrons) e permanecendo os funcionais (os éxons), significando o encurtamento do filamento de RNA-m.

Após o processamento, a subunidade menor do ribossomo se associa a um RNA-t que transporta o aminoácido metionina. Esse conjunto se acopla ao filamento de RNA-m à procura de um códon de iniciação, caracterizado pela trinca de bases nitrogenadas especificado por AUG (adenina / uracila / guanina). Quando encontrado este ponto de partida, a subunidade maior do ribossomo se fusiona à subunidade menor.

Na subunidade maior existem dois sítios (A e P) que recepcionam a entrada dos RNAs-t. Nessa fase inicial, o RNA-t com metionina ocupa o “sítio P”, enquanto o “sítio A” fica momentaneamente desocupado.

De acordo com a sequência de bases contidas no códon consecutivo, outro RNA-t unido a um tipo de aminoácido ocupará o “sítio A”, e os aminoácidos que forem entrando formarão a cadeia proteica, ligando-se uns aos outros de forma linear por meio de ligações peptídicas. É por isso que as proteínas recebem a denominação de polipeptídios.

Estabelecida a ligação peptídica, o transportador unido à metionina se separa desse aminoácido, desocupando o “sítio P”. Dessa forma o ribossomo poderá se deslocar para o códon subsequente, transferindo o transportador que permaneceu para o “sítio P”, ficando o “sítio A” vazio e apto a receber outro transportador com um terceiro aminoácido.

Seguindo esse processo, os ribossomos percorrem toda a extensão do RNA-m, atingindo um códon específico de terminação (UAA, UGA ou UAG).

Exemplificação do processo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tabela contendo o código conforme a sequência de bases nitrogenadas na molécula de RNA-m, exemplificando como ocorre a codificação de um aminoácido na proteína, a partir da trinca de bases nitrogenadas determinas pelo códon (em vermelho: códon / aminoácido, que marca o início da tradução).

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

O processo de tradução proteica
O processo de tradução proteica
Deseja fazer uma citação?
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Síntese de proteína"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/decifrando-codigo-traducao-proteica.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A tradução gênica é o processo no qual ocorre a síntese de uma cadeia polipeptídica. Ele se inicia quando ocorre o emparelhamento de um RNAt que transporta metionina com o códon de início de tradução localizado em um RNAm. Marque a alternativa que indica corretamente o códon que marca o início da síntese proteica.

a) UAG.

b) AUU.

c) AUG.

d) UUA.

e) GAC.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

O RNAm possui uma série de bases nitrogenadas, formando os códons, que determinarão a sequência de aminoácidos de uma proteína. No RNAm encontraremos códons que marcam o início da síntese e também aqueles que indicam a sua parada. Existem três códons que simbolizam a parada da síntese, enquanto a iniciação é indicada sempre pelo mesmo códon.

Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não indica um códon de parada.

a) UAG.

b) UAA.

c) UGG.

d) UGA.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Algumas vezes em um RNAm são encontrados diversos ribossomos traduzindo-o simultaneamente. O RNAm, juntamente com os ribossomos, são chamados de:

a) Multiribossomo.

b) Polirribossomo.

c) Cadeia ribossômica.

d) RNA ribossômico.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(Ufam) A produção de uma proteína é processada basicamente em duas fases. Observando o esquema abaixo, encontre a alternativa correspondente:

Gene (DNA) → RNA → Proteínas

a) Transmissão; Tradução

b) Transcrição; Tradução

c) Tradução; Transcrição

d) Transcrição; Transcrição

e) Tradução; Tradução 

VER TODAS AS QUESTÕES