Os casos de alelos múltiplos, fenômeno também chamado de poliaelia, são frequentes tanto em animais como em vegetais.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Ao estudar genética observamos duas qualidades de genes alelos. No albinismo, o A determina a pele normal, e o seu alelo adetermina uma anomalia. Nas ervilhas, o R determina sementes com superfície lisa, enquanto o r determina sementes com superfície rugosa. Quanto à pelagem de cobaias, o Ldetermina pelo arrepiado, enquanto o l determina pelo liso, e assim por diante.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sabemos que os genes são pedaços de DNA, e que organismos diploides sempre irão apresentar dois alelos de cada gene, sendo um proveniente do pai e outro da mãe. Assim, certos genes podem sofrer mutações ao longo do tempo, originando vários genes alelos. Por exemplo, se um gene A se duplica, ele originará dois genes A idênticos a ele. Se esses genes A também se duplicarem, também produzirão genes A idênticos. Mas, se houver uma mutação nesse gene A, ele se modificará, podendo então ser chamado de a. Esse gene modificado produzirá uma proteína diferente, talvez porque somente um aminoácido tenha sido trocado. O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.
No esquema acima podemos ver claramente a origem dos alelos múltiplos
Para entender melhor a poliaelia, citaremos a cor da pelagem dos coelhos, que é um exemplo clássico de alelos múltiplos.
O gene C determina a cor da pelagem como sendo castanho-acizentada (selvagem ou aguti). O gene cch determina a cor do pelo como sendo cinza-prateado (chinchila). O gene chdetermina pelagem branca com as extremidades escuras (himalaio), e por último o genec, que determina a pelagem branca (albina). O gene C que condiciona o pelo selvagem é dominante sobre os outros três alelos, e o gene cch, que condiciona o pelo chinchila, embora seja recessiva quanto ao gene C, é dominante sobre o gene che o genec. O gene ch, para pelo himalaio é recessivo em relação ao gene C egene cch, mas dominante sobre o genec. O genec, que condiciona o fenótipo albino é recessivo em relação aos três outros tipos de genes.
Fenótipo
Gene
Relação de dominância
Possíveis genótipos
Aguti ou selvagem
C
Domina os demais genes
CC ou Ccch ou Cch ou Cc
Chinchila
Cch
Domina himalaio e albino
cchcch ou cchch ou cchc
Himalaio
ch
Domina albino
chch ou chc
Albino
C
Recessivo em relação aos demais
cc
A poliaelia é muito mais comum do que se possa imaginar. Para a cor do olho da mosca-da-banana existem alelos múltiplos que, quando se combinados dois a dois, originam várias tonalidades. Nos vegetais também é comum vermos o fenômeno da poliaelia, principalmente na autoesterilidade, o que não permite que haja autofecundação ou fecundação de indivíduos com padrão genético muito próximo. Por exemplo, no tabaco o grão de pólen possui o alelo S1, que impede o crescimento nos carpelos de flores portadoras do mesmo gene. Dessa forma, esse grão de pólen só fecundará se o carpelo for S2S3, S3S4, etc.
O sistema ABO de grupos sanguíneos é um exemplo clássico de poliaelia na espécie humana.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
A cor da pelagem dos coelhos é um exemplo clássico de poliaelia
MORAES, Paula Louredo.
"Alelos múltiplos ou polialelia"; Brasil Escola.
Disponível em: /biologia/alelos-multiplos-ou-polialelia.htm. o em 24 de
maio
de 2025.
Copiar
Videoaulas
Lista de exercícios
Exercício 1
Na espécie humana, um exemplo clássico de polialelia é o sistema ABO. Esse sistema apresenta quatro fenótipos (sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O) e
Sabendo que a pelagem de coelhos é um caso de polialelia, marque a alternativa que indica corretamente a probabilidade de um coelho albino cruzar com um coelho selvagem heterozigoto para himalaia e ter um filhote chinchila.
O sistema ABO é um exemplo clássico de polialelia, pois três alelos diferentes determinam quatro diferentes tipos sanguíneos. Uma pessoa de sangue tipo A deve apresentar qual genótipo sabendo-se que seu pai era do tipo O?
Podemos dizer que a polialelia é um fenômeno em que se observa a presença de mais de dois alelos para uma mesma característica. O surgimento desses novos alelos ocorrem por causa:
a) da reprodução sexuada.
b) da mutação.
c) de doenças genéticas.
d) de uso de medicamentos.
e) de utilização de técnicas de recombinação gênica.