Santa Rosa de Lima

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Religiosa peruana nascida em Lima, capital do então vice-reino do Peru, padroeira da América do Sul e das Filipinas, a primeira pessoa nascida no continente americano a ser canonizada pela Igreja Católica Romana. De família aristocrática, manifestou vocação religiosa desde a infância, embora este não fosse o desejo da família, que viam na sua beleza física um pretexto para um vantajoso casamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Crismada como Rosa (1597), sua alcunha familiar, fez voto de castidade perpétua, inspirada no modelo de santa Catarina de Siena. Por fim (1606), seus pais convenceram-se da sua inabalável vocação e permitiram que ela seguisse a vida religiosa. Ingressando na Ordem Terceira de São Domingos, encerrou-se numa pequena cela construída no jardim da casa familiar, onde levou vida austera, mística e martirizada.

Usava coroa de espinhos, praticava jejuns, dormia em cama coberta de cacos de vidro e cerâmica. Vivendo em comunhão espiritual saiu da clausura (1615) e morreu com apenas 30 anos de idade, na mesma cidade onde nasceu. Sua fama de santidade se espalhou, foi beatificada pelo papa Clemente IX (1668) e canonizada pelo papa Clemente X (1671). É festejada no dia 23 de agosto.

Santa Rosa de Lima, padroeira da América do Sul e das Filipinas
Santa Rosa de Lima, padroeira da América do Sul e das Filipinas
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
ESCOLA, Brasil. "Santa Rosa de Lima"; Brasil Escola. Disponível em: /biografia/santa-rosa-lima.htm. o em 26 de maio de 2025.
Copiar