Pasha Ahm[a/e]d Fuad

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Sultão egípcio nascido na cidade do Cairo que se tornou o primeiro o rei (1922-1936) de Egito moderno, promoveu uma nova Constituição e restabeleceu os Direitos Constitucionais e o Parlamento. Filho do khedive Ismail Pasha, o Magnífico, foi educado na Europa e voltou ao Egito (1880). Particularmente preocupado com o exército e os negócios culturais, fundou a Universidade do Cairo (1906) e sucedeu o irmão Hussein como sultão (1917) e posteriormente (1922) ganhou o título de rei, embora a dissolução final do domínio britânico no Egito só tenha sido concretizada no ano seguinte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Elaborada a constituição nacional (1923), dificuldades políticas internas o conduziram a abrogar a constituição vigente e substituir por uma nova (1928) que criou um parlamento com poderes apenas aconselhadores. Uma grande agitação popular (1935) fê-lo voltara atrás a restabelecer a constituição antiga. Casou-se duas vezes, com princesa Chivekiar Ibrahim (1876), com quem teve dois filhos, e com Nazli Sabri (1894), com quem teve cinco incluindo Farouk I, seu sucessor após sua morte, na cidade do Cairo.

Primeiro rei do Egito moderno
Primeiro rei do Egito moderno
Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
COSTA, Keilla Renata. "Pasha Ahm[a/e]d Fuad"; Brasil Escola. Disponível em: /biografia/pasha-ahmad-fuad.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar