Química atmosférica

A nossa atmosfera envolve vários elementos químicos, ela é a camada de ar de aproximadamente 700 quilômetros de espessura que envolve o globo terrestre. Como o próprio nome já indica, a atmosfera é composta de ar, que é uma solução gasosa que contém partículas sólidas e líquidas em suspensão.

A atmosfera é denominada de solução gasosa porque é uma mistura de vários gases e dentre eles os que se encontram em maiores proporções são: Nitrogênio, Oxigênio, Argônio, Neônio, e outros gases nobres.


Esses gases fazem parte da mistura de ar seco que está presente até uma altura de 25 quilômetros, acima disso é possível encontrar outros componentes gasosos como: dióxido de carbono, vapor de água e outros de origem industrial (poluentes).
Existem vários outros componentes químicos poluidores do ar que são o dióxido de enxofre, metano, chumbo e alguns ácidos como o sulfúrico.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Visão da camada de atmosfera sobre um centro urbano
Visão da camada de atmosfera sobre um centro urbano
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Líria Alves de. "Química atmosférica"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/quimica-atmosferica.htm. o em 29 de maio de 2025.