O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (8), os dados finais da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2022. Os resultados foram anunciados em coletiva de imprensa.
O estudo evidencia um pequeno aumento de 1,5%, no número de novas matrículas. Em relação às escolas particulares, há uma retomada aos patamares de antes da pandemia de Covid-19.
O que é o Censo Escolar?
O Censo Escolar tem como objetivo contribuir na promoção de políticas públicas ao levantar dados e informaçoes sobre a educação básica brasileira. O levantamento é realizado a cada ano pelo governo federal.
São destacados dados sobre as escolas, professores, gestores, turmas e estudantes de todas as etapas e modalidade de ensino da educação básica.
Veja também: o novo ensino médio, o que muda e como vai funcionar
Dados do Censo Escolar 2022
O Censo Escolar 2022 registrou um total de 47,4 milhões de estudantes, em todas as fases da educação básica, em 178,3 mil escolas.
Confira alguns dados da pesquisa:
O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de estudantes matriculados tanto na rede pública de ensino quanto na privada:
Confira como é a distribuição das escolas brasileiras de acordo com a ordem istrativa (municipal, estadual, federal e privada):
Veja no mapa abaixo o percentual de escolas da educação básica com o à internet:
e a apresentação dos resultados do Censo Escolar 2022
Por Lucas Afonso
Jornalista
