Francisco Porfírio, mestre e professor de filosofia do Brasil Escola, participou de debate sobre lei do uso do celular nas escolas, hoje, 29 de abril, na Bett Brasil 2025. O evento está sendo realizado na ExpoCenter Norte, em São Paulo.
O Bett Brasil, conhecido como o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, começou ontem (28) e segue até o dia 1º de maio.
Esteve na palestra, junto com o professor, Alessandra Borelli, advogada, fundadora do Instituto Educando Direito e autora do livro Crianças e Adolescentes no Mundo Digital - orientações essenciais para famílias e escolas.
"Do banimento ao uso consciente: como a lei que proíbe o uso do celular nas escolas redefine as regras do jogo?" foi o tema completo da palestra.
Leia também:
Bett Brasil 2025 tem como tema a construção de futuros regenerativos
Tema polêmico
Francisco comenta que o tema da palestra sobre a lei que proíbe o uso do celular nas escolas é bem polêmico, mas que a Bett Brasil é um espaço adequado para dialogar sobre o assunto, uma vez que se encontram diversos profissionais da educação. "Aqui é um plenário, ou seja, um foro aberto para que pessoas que estão ligadas ao asunto possam analisar os pontos dessa lei", acredita.
Para o professor de filosofia, o debate gerou uma conversa muito rica com os dois outros palestrantes, pois todos estão alinhados que a questão da proibição em si é muito dura e pode não resolver o problema.
"Precisamos dialogar sobre o uso de celular nas escolas, assim como fizemos aqui na Bett Brasil. Também precisamos levar esta conversa para o ambiente escolar, com os pais, professores, estudantes, gestores escolares e com quem cria as nossas leis e políticas públicas"
Francisco Porfírio
Entenda a Lei de uso de celular nas escolas
No dia 13 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.100/2015 que restringe o uso de celulares dentro das escolas. Conforme a lei, o uso do aparelho seria apenas para fins pedagógicos para proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes.
No dia 24 de março, o Conselho Nacional de Educação, ligado ao Ministério da Educação, divulgou as normas para uso do celular nas escolas para os ensinos infantil, fundamental e médio.
As regras estão na Resolução CNE/CEB nº 2/2025, que, de acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), tem como objetivo garantir a educação e a cidadania digital nas escolas promovendo o uso estratégico de aparelhos, como celulares e tablets.
Confira também:
Bett Brasil 2025
O Bett Brasil, conhecido como o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, começou ontem (28) e segue até o dia 1º de maio.
Os mais de 46 mil profissionais do setor educacional devem se reunir para discutir e lançar reflexões, ideias e soluções para a área.
O encontro terá diversas palestras com temas voltados à educação de profissionais como:
-
Malu Lira: Educadora Financeira/CEO do Grupo Malu Finanças
-
Felipe Neto: Influenciador/Comunicador
-
Luana Génot: Fundadora Executiva e CEO, Instituto Identidades do Brasil (ID_BR)
-
Leandro Karnal: Palestrante, historiador e escritor
-
Denise Fraga: Atriz e palestrante
Saiba mais sobre a Bett Brasil.
Crédito das imagens:
Brasil Escola
Silvia Tancredi
Jornalista
