Xangai está afundando

A cidade de Xangai está afundando, mas precisamente o solo da cidade está cedendo e afundando. Isso se dá pelo grande número de construções civis.

Xangai é uma cidade chinesa localizada no litoral do Oceano Pacífico, a população que aglomera a cidade atinge cerca de 20 milhões de habitantes.

Atualmente, a China é o país que mais cresce economicamente no mundo. A nação tem se destacado no setor industrial, favorecida pela imensa quantidade de mão de obra, matéria-prima e leis ambientais frágeis.

O desenvolvimento chinês ocasionou uma modernização e um aumento do consumo, isso ocorreu graças à abertura da economia, que proporcionou a entrada de capitais estrangeiros; diante da entrada de recursos financeiros surgiram diversas construções nas grandes cidades, como é o caso de Xangai.

Porém, a construção de edificações está provocando consequências negativas, o solo onde está presente a cidade de Xangai está cedendo e afundando. A partir de 2007, foram iniciadas diversas obras de construção civil, essas tiveram suas atividades desenvolvidas simultaneamente, fato que ocasionou um rebaixamento do solo de 1,5 a 2 centímetros por ano; no centro de Xangai, a situação é ainda mais grave.

Esse processo teve como causa principal a realização de obras em túneis de metrôs, de 1921 até os dias atuais a superfície de Xangai cedeu 2,6 metros. O governo chinês, por sua vez, disponibilizou esforços para reter os efeitos negativos do intenso crescimento que a o país. Ficou proposto a meta de diminuir o rebaixamento para 5 milímetros até o ano de 2010, uma das maneiras de minimizar esse inconveniente é controlar as águas do lençol freático, que provoca desmoronamento e erosões que atingem milhares regiões da cidade.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Grandes edificações em Xangai
Grandes edificações em Xangai
Deseja fazer uma citação?
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Xangai está afundando "; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/xangai-esta-afundando.htm. o em 25 de maio de 2025.