Classificação dos ambientes marinhos

O ecossistema aquático marinho pode ser classificado segundo critérios que envolvem a penetração da luminosidade e a estratificação de nineis na coluna de água.

- Quanto à gradação de luz, o ambiente marinho de divide em: zona eufótica e zona afótica:


Zona eufótica → compreende a região na qual a incidência luminosa consegue penetrar na coluna de água, geralmente compreendendo cerca de 200 metros de profundidade, de acordo com a turbidez (tonalidade da água em consequência da saturação de partículas em suspensão). Corresponde à faixa com considerável concentração de organismos, entre os quais, micro-organismos fotossintetizantes (autotróficos).

Zona afótica → representa a região marinha que não recebe qualquer interferência da incidência luminosa. Os organismos (heterotróficos) que habitam esta faixa dependem da disponibilidade de oxigênio e matéria orgânica absorvida, respectivamente dissolvida e percolada (decantada) da zona eufótica.

- Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal.

Zona litorânea → limite existente entre o nível das marés (alta e baixa).

Zona nerítica → região que atinge, aproximadamente, 200 metros de profundidade, estendendo-se cerca de 50 a 60 km da margem litorânea. Representa o limite com maior biomassa e produtividade aquática, abrigando um grande número de organismos.

Zona abatial → localizada abaixo da zona nerítica, situa-se entre 200 a 2000 metros de profundidade.

Zona abissal → ambiente marinho mais profundo, situada entre 2000 metros de profundidade e o substrato oceânico, sendo uma região totalmente afótica (sem luz), onde habitam poucas formas de vida.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Zonas que compreendem o ambiente marinho
Zonas que compreendem o ambiente marinho
Deseja fazer uma citação?
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Classificação dos ambientes marinhos"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/classificacao-dos-ambientes-marinhos.htm. o em 25 de maio de 2025.

Lista de exercícios


Exercício 1

O ambiente marinho pode ser classificado com relação à penetração de luz solar. Marque a alternativa que indica a região, entre aquelas que obedecem à classificação em torno da penetração de luz, em que são encontrados apenas animais carnívoros.

a) Região litorânea.

b) Região eufótica.

c) Região afótica.

d) Região abissal.

e) Região continental.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 2

O ambiente marinho pode ser classificado de acordo com a quantidade de luminosidade. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma região rica em luz solar e que permite a sobrevivência de organismos fotossintetizantes.

a) Região nerítica.

b) Região eufótica.

c) Região afótica.

d) Região abissal.

e) Região abatial.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 3

O ambiente marinho pode ser classificado com base na profundidade. Podemos chamar de zona litorânea a região:

a) em que não há luminosidade e organismos fotossintetizante.

b) em que a profundidade é maior que 2000 metros.

c) entre marés.

d) localizada abaixo da zona nerítica.

e) mais profunda do ambiente marinho.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 4

De acordo com a classificação do ambiente marinho com relação à profundidade, a região mais profunda, sem luz e com espécies adaptadas à grande pressão é chamada de:

a) Zona litorânea.

b) Zona batial.

c) Zona nerítica.

d) Zona abissal.

e) Zona entre marés.

VER TODAS AS QUESTÕES